Comissão seleciona desenhos vencedores da Semana D de Combate à Dengue

Saúde - Cotidiano

Projeto feito nas escolas municipais objetiva conscientizar alunos e suas famílias sobre a importância do combate ao Aedes aegypti

A comissão avaliadora do projeto Semana D de Combate à Dengue, formada por representantes da Prefeitura e dos Conselhos de Saúde e Educação, fez a escolha dos seis desenhos vencedores, feitos pelos alunos das escolas municipais de Várzea Paulista, na tarde da última quinta-feira (30). Ao final da avaliação cuidadosa que mediu a criatividade e o potencial de conscientização dos 27 trabalhos classificados, na sede da Unidade Gestora de Educação, foram escolhidos três desenhos de unidades do Ensino Infantil (etapa II, das creches) – creches Zilda Arns, Paulo Freire e Juvenal Cândido da Silva – e três, do Ensino Fundamental (anos I a V) – escolas Juvelita Pereira da Silva, Carlos de Almeida e Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi. As salas vencedoras, representadas pelos alunos selecionados, assistirão à peça “Faz de Conta que Você Canta e Conta um Pouco a Cada Canto”, da Cia. Paulista de Artes, no próximo dia 18.

Confira os vencedores:

Setor 1 (Região Norte)

Yasmim Gabrielle Rocha – Cemeb Zilda Arns (Jardim América IV) – Educação Infantil;

Lordanah Siqueira – Cemeb Juvelita Pereira da Silva (Vila Real) – Ensino Fundamental;

Setor 2 (Região Centro-Oeste)

Hayanne Daniele Rosa – Cemeb Paulo Freire (Jardim Santa Lucia) – Educação Infantil;

Gabriel da Costa Silva – Cemeb Carlos de Almeida (Jardim Promeca) – Ensino Fundamental;

Setor 3 (Região Oeste)

Ana Clara da Silva – Cemeb Juvenal Cândido da Silva (Jardim Buriti) – Educação Infantil;

Maria Clara de Carvalho – Cemeb Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi (Parque Guarani) – Ensino Fundamental.

Retorno positivo

O coordenador do setor de Controle de Zoonoses, Eder Carmanini, que faz parte da comissão avaliadora, destacou o sucesso da iniciativa. “Este é um trabalho feito por vários setores e, após mais esta etapa, estou satisfeito em ver o potencial criativo desses alunos e a grande conscientização que pode ser feita por meio de seus desenhos”, avaliou.

Para a supervisora de Educação, Magali de Souza, a ideia de premiar as turmas dos ganhadores é muito positiva. “O aluno nunca ganha nada sozinho; os colegas de classe também são premiados”.

Sobre o projeto

A comissão que realizou a avaliação dos desenhos foi formada por representantes das Unidades Gestoras de Educação e Saúde (gestora Mônica de Carvalho e Vigilância e Controle de Zoonoses), além dos Conselhos Municipais das duas pastas. Todos os 27 desenhos enviados pelas unidades escolares (um de cada) à Unidade de Educação, para a avaliação feita nessa quinta-feira, ficarão expostos em diversos setores da Prefeitura e na Praça CEU, de 18 de abril ao final de maio.

Desde o início de março, o projeto intersetorial tem contemplado várias atividades em sala de aula, como pesquisa e até mesmo uma observação preventiva nas instalações escolares. No dia 17, foi feita a entrega de panfletos de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti, a todos os alunos matriculados. O objetivo foi levar os conhecimentos às suas famílias. “Essas cerca de 10 mil crianças matriculadas são multiplicadoras de um assunto muito importante – o combate à dengue. É um projeto muito relevante”, analisou Magali.

A Praça CEU fica localizada na Rua João Póvoa, s/n – Jardim do Lar.

Trabalho bem feito

As diversas ações feitas pela Prefeitura, desde o ano passado, resultaram em uma marca histórica de Várzea Paulista, no combate à dengue: não houve nenhum caso da doença em todo o último verão, encerrado em março.