Prefeitura fiscaliza execução de pátio interno da Creche do Jardim Itália

Infraestrutura - Destaques

Prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi e vice, Rodolfo Braga, vistoriam concretagem, que faz parte da construção do piso

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, acompanhado do vice-prefeito e gestor de Educação, Rodolfo Braga, realizaram uma vistoria à execução do pátio interno da Creche Proinfância, do Jardim Itália, na tarde desta sexta-feira (31). Os gestores acompanharam de perto o lançamento do concreto, fase iniciada durante a manhã. “Já alcançamos cerca de 80% do andamento da construção do prédio e esta fase é muito importante, pois o espaço começa a ganhar vida, inclusive com o assentamento das pastilhas e outros acabamentos”, explicou o prefeito.

A equipe de trabalho começou a lançar, de forma cuidadosa e detalhista, o concreto sobre o espaço. Até o final da próxima semana, toda a área deverá estar concretada e já com o acabamento, em granilite.

O gestor de Obras, Josué Santana, explica que, com a execução, o piso interno permitirá o tráfego tranquilo e seguro das crianças, além de trazer outras vantagens. “Esse tipo de piso interno que será executado tem se mostrado de fácil manutenção e limpeza. Além disso, o granilite é um dos revestimentos que menos contribuem para a proliferação de fungos e bactérias, e tem muita resistência e durabilidade”.

Paralelamente, a construtora dá continuidade ao assentamento dos revestimentos externos, com a aplicação de pastilhas.

Após a etapa atual, estão previstas, na próxima fase: instalação de pisos externos, em granitina; execução de estacionamento em piso intertravado; e calçamento externo.

Melhor atendimento

Segundo o gestor de Educação, a nova unidade educacional será muito importante para atender a demanda por vagas em creches, na área central da cidade. “Está sendo feito um grande espaço, capaz de atender cerca de 300 crianças”. O prefeito, por sua vez, também destacou o benefício que a creche representa. “Com essa conquista, vamos atender a uma das demandas prioritárias de nossa administração, no campo da educação: criar vagas para os pequenos de 0 a 3 anos de idade”, declarou Rossi.

A construção, cuja área total será de 1.688,43 m², contará com: secretaria; diretoria; almoxarifado; laboratório de informática; sala de leitura multiuso; pátio coberto; refeitório; lavanderia; rouparia; depósito; dispensa; cozinha; palco para apresentações; playground; seis conjuntos sanitários; duas salas de pré-escola; seis salas de creche, com espaço para repouso, das quais duas contarão com sanitários e outras duas terão fraldários; e dois conjuntos de vestiários.

Desafio enfrentado

O prefeito também relembrou que o convênio firmado para a construção da Creche foi herdado por sua administração, iniciada em 2013, com alguns entraves burocráticos e técnicos. “Infelizmente, quando assumimos o executivo, havia limitações técnicas e burocráticas no projeto feito pela gestão anterior, que tivemos de eliminar, e parte dos recursos destinados pelo Governo Federal à execução da obra haviam sofrido desvio de finalidade. Nossa administração foi muito competente e conseguiu superar essas dificuldades, com recursos próprios, para não perder o contrato, e uma visita recente a Brasília, inclusive. Dada a grande importância dessa obra, estamos fazendo questão de honrar os pagamentos necessários, mesmo com toda a inflação desde o começo dos trabalhos, que aumentou consideravelmente o valor da obra, ao longo de sua execução”, explanou.

A construção, fruto de um convênio com o Ministério da Educação, representa o investimento de R$ 2.422.762,82, dos quais R$ 1.122.762,82 serão custeados pela Prefeitura. Além desse total do convênio, a Prefeitura terá devolvido, ao final dos trabalhos, R$ 520 mil, relativos a recursos que foram utilizados para outros fins, por parte da gestão encerrada em 2012.