Várzea Paulista sedia palestra da SOS Mata Atlântica, neste sábado (1º)

Saúde - Cotidiano

Encontro do projeto “Observando os Rios” será o primeiro na região e terá como objetivo capacitar a comunidade para monitorar rios e córregos

O auditório da Praça CEU será o palco de uma palestra aberta à comunidade, promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica, neste sábado (1º), a partir das 9 horas, como parte do projeto “Observando os Rios”, que pela primeira vez será realizado na região de Várzea Paulista. O palestrante será um dos coordenadores da iniciativa, Thiago Félix, que demonstrará como utilizar o Eco Kit (itens para coleta e teste da água). O objetivo do encontro é capacitar a população para monitorar periodicamente os rios e córregos.

Em Várzea Paulista, o primeiro curso d’água previsto para monitoramento será o Córrego do Pinheirinho, mas a iniciativa poderá ser estendida a outros locais. Os participantes da palestra saberão como acompanhar os testes mensais, pela internet ou presencialmente. A equipe responsável pelas análises também alimentará o site do projeto, de forma que os dados fiquem disponíveis on-line.

Para o prefeito Juvenal Rossi, Várzea Paulista dá mais um importante passo em sua empreitada ambiental. “No dia 24, inauguramos a primeira Estação de Captação de Água do Rio Jundiaí localizada na cidade, como resultado de várias ações de despoluição das águas da cidade, feitas pela Sabesp em parceria com a Prefeitura. Agora, trazemos mais uma inovação que demonstra nossa real preocupação de cuidar muito bem de nossos mananciais, para o bem de nossas futuras gerações e do meio ambiente, de modo geral”, destaca.

Serviço

O auditório está localizado atrás da quadra poliesportiva. A Praça CEU fica na Rua João Póvoa, s/n – Jardim do Lar – Várzea Paulista.