Várzea Paulista conquista primeira colocação em etapa do Campeonato Paulista de Karate

Esporte e Lazer - Destaques

Com 43 medalhas, equipe do Projeto Futuro obtém resultado histórico e é primeira colocada geral entre as equipes participantes

O time de karate do Projeto Futuro, da Prefeitura de Várzea Paulista, alcançou um resultado histórico na terceira etapa classificatória do Campeonato Paulista de Karate, no Ginásio do Ibirapuera – capital paulista, no último sábado (25): a primeira colocação geral, com 39 medalhas. Ao todo, foram 43 lugares ao pódio conquistados, em todas as modalidades, que vão dos 5 aos 50 anos – 14 ouros, 16 pratas e 13 bronzes. “Desde o outubro do ano passado, quando se encerrou o Campeonato Brasileiro, treinamos especificamente para essa competição e tivemos o melhor desempenho da história, desde que começamos a disputá-la”, elogiou o sensei José Antônio da Silva, professor do projeto, desde quando passou a conter aulas gratuitas de karate, em 2013.

O professor destacou a força do conjunto que trouxe as várias medalhas. “A equipe, de maneira geral, brilhou e todos os nossos 39 competidores trouxeram medalhas para a cidade”, relatou.

Todos os participantes da vitoriosa equipe varzina estão classificados para as finais do Campeonato Paulista, que serão realizadas em maio, no Ginásio do Ibirapuera.

Esforço recompensado

Bárbara Bueno da Silva, 12 anos, já é faixa roxa e participa do projeto desde seu início. A competidora venceu a competição de kata individual, na categoria “12 a 13 anos – faixas roxa, marrom e preta” e ganhou a prata no shiai kumite (combate), da mesma categoria. Para a jovem, foi desafiador alcançar os resultados. “Eu me considero melhor no kata e não foi fácil ter essa boa colocação na luta (shiai)”.

Os treinos específicos desde o ano passado foram fundamentais, segundo a medalhista. “Venho treinando sempre, depois de estudar, cinco vezes por semana, pelo menos uma hora e meia por dia”.

Em 2016, a jovem já havia sido campeã paulista de kata individual e terceira colocada no Campeonato Brasileiro, realizado em São Paulo, no mês de outubro. “Hoje, ela é a terceira colocada geral em sua categoria, no ranking nacional do kata individual”, destaca o orgulhoso sensei Antônio. “Ela também já está convidada por Pedro Shiro, mestre do karate que praticamos em São Paulo, a participar de uma competição no Japão, em 2020”, finaliza.

A garota sonha alto e pretende ter sempre um espaço reservado para o esporte. “Quero dar aulas de karate, trabalhar com isso”, conta, sorridente.

Cidade vitoriosa

No dia 11 de março, os alunos do projeto específico de karate, também da Prefeitura, já conquistaram o primeiro lugar, na segunda etapa classificatória do Paulista, realizada na cidade de Praia Grande, litoral paulista. A equipe trouxe para Várzea Paulista 25 medalhas: 12 ouros, seis pratas e 7 bronzes.

Última etapa

Os classificados na decisão do Paulista participarão da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Karate, de 8 a 11 de junho, no Espírito Santo; dessa fase, saem os que pleitearão os títulos nacionais, na etapa final do Brasileiro, em Salvador (BA), de 11 a 15 de outubro.

Como participar

Para fazer parte das aulas, basta se inscrever diretamente nos espaços onde elas são oferecidas. Os interessados podem se dirigir à Praça CEU (Rua João Póvoa, s/n – Jardim do Lar), às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h30, e ao Ginásio Vila Popular (Rua Santa Catarina, s/n – Vila Popular), das 20h às 21h30.