Gestores de Cultura de Várzea Paulista participam de encontro na USP

Esporte e Lazer - Destaques

Evento aborda o tema “Cultura em Tempos de Crise” com representantes de 157 municípios

 

 

 

Na última segunda-feira (27), os gestores de Cultura de Várzea Paulista, José Moreyra e Jota Moreira, participaram do Colóquio “Cultura em Tempo de Crise”, um encontro na USP (Universidade de São Paulo), realizado pelo Departamento de Informação e Cultura da ECA (Escola de Comunicações e Artes). A atividade contou com a presença de representantes de 157 municípios. “Um município vai auxiliar o outro, instituindo a cultura de forma sólida, de forma que o interesse cultural supere possíveis questões políticas”, elogiou Jota.

 

Foram formadas duas mesas de debates: a primeira sobre eCultura (cultura digital) – presidida pelo Prof. Teixeira Coelho, tendo como expositores Claudinéli Ramos e Marcos Cuzziol; a segunda foi sobre Cultura em Tempo de Crise – presidida pelo Prof. Eugênio Bucci e com a participação de Yacoff Sarkovas, Aimar Labaki e Fábio Cesnik.

 

A tarde foi dedicada a uma discussão sobre as formas de organização e representação dos dirigentes municipais de Cultura. Formou-se um Grupo de Trabalho, do qual Várzea Paulista faz parte e que tem como objetivo dar continuidade às discussões e ampliá-las para todos os municípios do Estado. Com isso, objetiva-se levar as principais ideias a um número maior de dirigentes municipais de Cultura. 

 

O Grupo de Trabalho tem representantes de 15 municípios: Várzea Paulista, Amparo, Birigui, Botucatu, Barra Bonita, Bertioga, Franco da Rocha, Guaratinguetá, Jundiaí, Olímpia, Pratânia, Registro, Santos, Vargem Grande Paulista e Votuporanga. 

 

 

Trabalho relevante

 

Segundo Jota, Várzea Paulista se destaca por discutir políticas públicas há mais de uma década e já ter instituído o Fundo Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura. O município também se destaca por estar inserido no Sistema Nacional de Cultura.