Companhia teatral varzina que se apresenta em Jundiaí nesta quinta (30) reconhece apoio da Prefeitura

Esporte e Lazer - Destaques

Arteenager exibe musical “Ninguém Viu! Ouviu?”, no Teatro Polythema; Prefeitura apoia grupo desde 2013, com espaço para ensaios e confecção de cenários

Membros da Companhia Arteenager entregaram oficialmente convites do musical “Ninguém Viu! Ouviu?” – que será exibido no Polytheama, em Jundiaí nesta quinta (30) – ao gestor de Educação de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, que também foi responsável pela pasta que abrangia a cultura nos últimos anos, na tarde desta quarta-feira (29). Na sede da Unidade Gestora de Educação, junto de Jota Moreira, secretário adjunto de Cultura pelos últimos quatro anos, o diretor do número, Bruno Rodrigo, fez questão de agradecer aos gestores presentes. “A gente não teria chegado aonde está sem o apoio recebido da Prefeitura, por meio de várias pessoas”.

Também vice-prefeito, Braga relatou que a administração municipal iniciada em 2013 fez os maiores investimentos na cultura, em toda a história de Várzea Paulista, com a promoção de vários eventos, como musicais, apresentações teatrais diversas e a própria criação, via decreto, da escola Musicarte. A unidade agora é permanente, independentemente da gestão municipal em vigor. “A cultura é um importante componente da identidade da cidade, motivo pelo qual nossa gestão quer dar uma atenção cada vez maior a esse setor”, defendeu. “Nosso secretário adjunto de Cultura nos últimos anos, aqui presente, tem um carinho enorme pela comunidade cultural e fez todos os esforços possíveis para a viabilização de tudo o que foi realizado pela pasta. Fizemos uma escolha muito feliz, quando o nomeamos como responsável direto pela pasta”, reconheceu.

Moreira relatou que a Secretaria Adjunta de Cultura apoiou o grupo Arteenager com a disponibilização do espaço para ensaios de várias apresentações e a confecção de cenários diversos.

Segundo o diretor, o espetáculo, já apresentado em Várzea Paulista em 2015, foi readaptado e agora a equipe envolvida para sua realização aumentou de 35 para 67 pessoas, entre as quais está inclusive Jota Moreira, como cenógrafo.

Cultura varzina ganha força

O vice-prefeito fez questão de ressaltar o momento histórico vivido pela cultura da cidade, com o reconhecimento externo por parte da região. “As manifestações culturais são importantes componentes da identidade do município e, por isso, é muito importante que haja esse interesse por parte de nossa região, com a oportunidade de apresentar uma criação varzina em um palco tão importante como o do Polytheama, em Jundiaí”, destacou.

Nesse sentido, Fonseca também relatou a importância do passo que está sendo dado por agentes culturais varzinos. “Além do apoio da Prefeitura, também pedimos uma força maior da Escola de Dança Rayssa Francesconi, que também é daqui da cidade. Fazemos questão de mostrar que é algo pensado e produzido por artistas daqui”, relatou. “Recentemente, tivemos diversos elogios de profissionais culturais da região, inclusive do renomado musical A Bela e a Fera. Vamos mostrar que a cultura de Várzea tem peso”.

Sobre o musical

A história ocorre na Rua dos Escombrolhos, via sem saída do excluído bairro Tampa Suja, localizado na cidade fictícia de “Grande Terreno Sem Nexo”. Lá moram Gisele Campos, mãe religiosa que preza a relação da família (mesmo que a dela esteja destruída); Carlos Lopes, pai solteiro que pegou a guarda dos três filhos aos quais quer dar maior atenção; e Jorge Medeiros, rapaz que acabou de se casar e está certo de que encontrou o amor da sua vida. Entre trancos e barrancos, um jovem misterioso acaba de se mudar para o local sem dizer a que veio, deixando todos os moradores agitados e curiosos por cuidar de suas próprias vidas e da dele.

Com muita música, canto e dança, “Ninguém viu! Ouviu?” aborda de uma maneira descontraída assuntos relativamente polêmicos da nossa sociedade, como política e sexualidade. Com dois atos, o musical promete emocionar o público e causar muita reflexão, identificação, além de muitas risadas.

Texto, coreografia, arranjo e direção são de Bruno Rodrigo e produção musical de Italo Fontes, o musical é representado pela Companhia Arteenager e a participação mais do que especial da companhia de Dança da Escola Rayssa Francesconi.

Serviço

A peça será apresentada nesta quinta-feira (30), às 20 horas, no Teatro Polytheama. Ainda há ingressos disponíveis para a galeria, por apenas R$ 10. A compra deve ser feita diretamente na bilheteria do espaço, a partir das 8 horas, até cerca de uma hora antes do espetáculo.

O endereço é Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro – Jundiaí.