Câmera de segurança é instalada no Poupatempo da Saúde

Governo e Administração - Destaques

Setor de Inteligência e Comunicação da Guarda Civil Municipal é o responsável pelo monitoramento por imagens, já bem-sucedido em Várzea Paulista

Nesta terça-feira (28), o Setor de Inteligência e Comunicação da Guarda Civil Municipal concluiu a instalação e configuração de uma nova câmera de segurança na área externa do Poupatempo da Saúde. A máquina foi doada por um empresário da cidade e é de alta qualidade, fazendo imagens em 180 graus e com zoom.

Segundo o inspetor Barcaro, a área em frente ao órgão é uma das mais movimentadas do município, com 24 horas de circulação de pessoas. “Com essa câmera, podemos monitorar quem chega e sai do serviço e os veículos que passam pelo local”, explica. Além disso, fugitivos que estiverem machucados e procurarem a unidade de saúde serão identificados mais facilmente.

Mão de obra especializada

Toda a mão de obra técnica que realiza a instalação, configuração e manutenção do sistema de monitoramento por câmeras é feita pelo Setor de Inteligência e Comunicação da Guarda Civil Municipal. “Além de ser um serviço caro – o que gera economia para a prefeitura, é difícil encontrar profissionais qualificados, como os que temos na corporação”, informa o inspetor.

Barcaro informa, que de abril de 2016 a março deste ano, as tentativas de roubo na Avenida Fernão Dias Paes Leme caíram 80%, em razão das câmeras já instaladas na via. “A redução da criminalidade foi significativa, já que o monitoramento ostensivo inibe os meliantes, por saberem que o local é vigiado”.

Para o prefeito Juvenal Rossi, Várzea Paulista dá mostras de que avança muito na segurança pública. E ainda há muito por percorrer. “Estamos dando a atenção devida ao vídeo monitoramento e queremos que a cidade conte cada vez mais com esses modernos equipamentos. É possível atuar de forma preventiva e garantir cada vez mais segurança em nossos espaços públicos”, declara.

Tecnologia a serviço da segurança

Além da câmera recém instalada, a cidade conta com outras cinco câmeras, também monitoradas na Central de Vídeo Monitoramento, na Chácara Mall. O espaço inteligente recebe todo atendimento telefônico, via rádio e a captação de imagens 24 horas por dia, dos cinco pontos principais da cidade que compreendem o trecho entre o Viaduto dos Emancipadores e o Fórum da cidade, além de receptar as informações da Base Móvel de Monitoramento.

Os equipamentos garantem maior segurança aos comerciantes da cidade e permitem maior agilidade às operações necessárias por parte da GCM e de outras forças de segurança.