Prefeitura participa de lançamento oficial do Centro Biométrico de Várzea Paulista

Governo e Administração - Destaques

Cartório Eleitoral de Várzea Paulista realiza revisão do eleitorado até 19 de dezembro; Prefeitura apoia ação com cessão do espaço e divulgação

O chefe de Gabinete de Várzea Paulista, Ernaldo Artur, e a secretária de Assuntos Jurídicos, Dra. Florenides Gaino, participaram da oficialização do Centro Biométrico de Várzea Paulista, na manhã desta segunda-feira (27). A oficialização feita pela chefia do equipamento, também contou com a presença de representantes da Polícia Civil, da Câmara Municipal e do Fórum da cidade. Em funcionamento no Cartório Eleitoral, o sistema permite tem como objetivo a revisão dos eleitores que tiraram seu título na cidade ou transferiram seu documento ao município até 4 de agosto de 2015. A atualização deve ser feita até 19 de dezembro deste ano.

Segundo a chefe do Cartório, Dra. Francy Quirino, o processo é importantíssimo e não deve ser ignorado pelos eleitores em questão. “É importante frisar que, sem o novo cadastro que se faz necessário nesse prazo, o título será perdido. Em paralelo, estamos cadastrando a biometria dessa parte do  eleitorado”, explica a chefe do Cartório, Dra. Francy Quirino.

De acordo com a gestora, a expectativa é de fazer a revisão cadastral de aproximadamente 430 pessoas por dia, para atingir a meta prevista, dentro do período estipulado pela Resolução nº395/2017 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo. A Prefeitura de Várzea Paulista apoia o processo, com a divulgação e também com a cessão do espaço onde a revisão está sendo efetivada.

Como representante do prefeito Juvenal Rossi, Artur avaliou muito positivamente a atualização em curso. “Com a revisão, poderemos ter mais precisão dos cerca de 85 mil eleitores de Várzea Paulista, já que muitas pessoas acabam por transferir o título para outro município, e, em contrapartida, outras passam a votar aqui na cidade”, declara. “Esse novo cadastramento é importante, já que existe uma tendência de que o título de eleitor seja o documento único, dentro de alguns anos”, finalizou.

Como fazer a revisão

De acordo com a determinação estadual, os eleitores inscritos ou transferidos no Município de Várzea Paulista, pertencente à 242ª Zona Eleitoral – Várzea Paulista, até 4 de agosto de 2015 (antes do início da coleta de dados biométricos), deverão participar da revisão do eleitorado. Os munícipes devem comparecer ao Cartório Eleitoral da cidade até 19 de dezembro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, para comparecer para fazer o novo cadastro. É necessário fazer agendamento prévio pelo endereço http://www.tre-sp.jus.br.

É obrigatório apresentar, no momento do atendimento, um documento pelo qual se comprove a nacionalidade brasileira e um comprovante de endereço. Quem não comparecer à convocação sofrerá cancelamento da inscrição eleitoral.

O atendimento será realizado na 242ª Zona Eleitoral, localizada na Rua Maria Aparecida, 84 – Vila Santa Terezinha.

Exemplos de Documentos Pessoais

Carteira de identidade – RG;

Certidão de nascimento ou casamento;

Certidão de quitação do serviço militar;

Carteira nacional de habilitação (CNH).

Exemplos de comprovante de Residência

Conta de luz, água ou telefone no nome do eleitor;

Envelope de correspondência ou nota fiscal de entrega de mercadoria em nome do eleitor;

Contracheque ou cheque bancário com nome e endereço do eleitor;

Documento expedido pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária);

Declaração do proprietário do imóvel de que o eleitor ali reside em razão de locação, comodato ou outras modalidades de cessão da posse, juntamente com um dos documentos acima discriminados em nome do proprietário.

Obs.: Os documentos comprobatórios de residência poderão ser utilizados pelo cônjuge, filhos, tutelados ou sob guarda e demais descendentes, desde que comprovem a situação.