Estação de Captação de Água do Rio Jundiaí é inaugurada em Várzea Paulista

Infraestrutura - Destaques

Segundo a Sabesp, não há em todo o país, registro de uma bacia hidrográfica como a do rio Jundiaí, que tenha sido despoluída; ação é resultado de mais de R$ 206 milhões em investimentos

A Prefeitura de Várzea Paulista e a Sabesp inauguraram a primeira Estação de Captação de Água do Rio Jundiaí localizada na cidade, na manhã desta sexta-feira (24). No evento, as autoridades apresentaram aos presentes o equipamento que poderá captar, em breve, 100 litros por segundo, para tratamento e abastecimento das residências varzinas, se necessário. Também se demonstrou o aumento da qualidade das águas do Rio, inclusive com o lançamento de mais três mil peixes ao local.

Durante a inauguração, o prefeito Juvenal Rossi lembrou de todas as conquistas do município no setor, sobretudo a despoluição recente do Rio Jundiaí, feita em parceria com a Sabesp, que foi fundamental para a viabilização da nova estação. Em 2014, quando o Estado sofreu com uma grande crise hídrica, Várzea Paulista conseguiu manter o abastecimento, de forma adequada. “Várias cidades ao nosso redor sofriam com a falta d’água, mas, como já investíamos na despoluição do Rio Jundiaí, nossa cidade não precisou realizar sequer um rodízio de água”, lembra. “Aqui, pensamos no futuro dos nossos cidadãos”, disse. “A qualidade desse rio é o maior termômetro de como a nossa cidade evoluiu”, conclui o prefeito.

O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, ressaltou a melhoria na qualidade da água do Rio Jundiaí, que está passando da classe 4 para a 3, o que permitirá a captação de água, em breve. “Esse foi um longo processo, com muitas pessoas envolvidas e muito trabalho, mas que resultou na melhora da qualidade de vida de centenas de pessoas”, falou. “Queremos que as pessoas, principalmente as nossas crianças, entendam que a água não nasce na torneira. Ela passa por um longo processo até chegar lá, e é responsabilidade de todos nós cuidarmos desse bem tão precioso”.

Segundo o diretor da empresa do interior de São Paulo, Luiz Paulo de Almeida Neto, poucas cidades podem captar água dentro do perímetro urbano, como Várzea Paulista. “Essa captação vai contribuir para abastecer a casa de muitas pessoas, em uma das regiões com menor disponibilidade hídrica”, explicou. “Até 2013 esse era um Rio com muito esgoto, mas que passou por uma grande melhoria e hoje, pode abastecer a comunidade. É um trabalho que muito nos orgulha”, finalizou.

O prefeito também aproveitou a oportunidade para agradecer a Celso Tadeu, da empresa que Geronal do Brasil, que fez a doação do terreno no qual se construiu a nova estação.

Cidade amplia sua capacidade de reservação

Com a estação é possível captar 100 litros por segundo, o que garantirá o preparo da cidade para enfrentar possíveis momentos de estiagem e fornecer água potável para 117 mil habitantes.

A Sabesp também inaugurou, na mesma data, o reservatório de água do bairro Jardim Promeca. Com investimentos de R$ 3,8 milhões, o reservatório tem capacidade para 4,5 milhões de litros de água tratada. O principal benefício da obra é o aumento da segurança do abastecimento para todo o município.

Muito mais vida no Rio Jundiaí

Alunos do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Juvelita Pereira da Silva, da Vila Real, também participaram da festa e ajudaram a soltar no Rio Jundiaí mais de três mil peixes das espécies jundiá, curimbatá, piau e lambari. Todos são nativos da bacia hidrográfica local.

Ação de conscientização

Agentes da Unidade Gestora de Meio Ambiente e da Sabesp realizaram, na mesma manhã, uma retirada de entulhos e outros resíduos jogados no Rio Jundiaí ou em suas margens, por meio de um pequeno barco. Foi realizado o percurso de aproximadamente 1 km do Rio Jundiaí, entre a Estação Elevatória da Elekeiroz e a nova estação inaugurada. Após a ação, os quase cinco sacos de materiais retirados foram expostos, sobre a embarcação, para os participantes da inauguração, como uma forma de conscientização.

Segundo o gestor de Meio Ambiente, João de Lima, foram recolhidos materiais como pneus, câmaras de caminhão, garrafas, isopor, sacolas, entre outros. Segundo ele, todos os itens recicláveis serão encaminhados à reciclagem e o restante terá a destinação do lixo comum.

A ação já havia sido feita, de forma simbólica, no Dia Mundial da Água e a Prefeitura busca uma maneira de tornar esse ato mais frequente, para que as pessoas possam se sensibilizar.

Para denunciar descartes irregulares, basta contatar o Setor de Fiscalização pelo telefone 4596-9665; também pode ser acionada a GCM, pelo telefone 153; outro canal é a Ouvidoria, junto ao qual a denúncia pode ser registrada pelo telefone 4595-0037 ou pelo link.

Despoluição do Rio Jundiaí

A conquista da cidade é resultado de mais de R$ 206 milhões de investimentos da Sabesp em várias cidades da região, nos últimos anos. Em Várzea Paulista, diversas ações de despoluição dos mananciais foram importantes, em parceria com a Prefeitura da cidade. Uma obra fundamental que contribuiu para a despoluição do corpo hídrico foi o Sistema Integrado de Esgotamento Sanitário (SIES) de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, em 2013.  Segundo a Sabesp, trata-se de uma das estruturas mais modernas do interior, que contemplou a construção de cinco estações elevatórias de esgotos nos dois municípios, uma Estação de Tratamento de Esgotos e 38 quilômetros de redes capazes de transportar o esgoto coletado para o tratamento na ETE. A Estação, com capacidade de tratar 560 litros de esgotos por segundo, permitiu a Várzea Paulista atingir 96% de esgoto coletado e tratado, um dos melhores índices do país.

De acordo com a empresa, não há, em todo o país, registro de uma bacia hidrográfica altamente adensada como a bacia do Rio Jundiaí, que tenha sido despoluída.