Intuito foi convidar novas instituições, como a APAE e o Sítio Agar, para serem parceiras do projeto
Na última sexta-feira (17), o Comitê Municipal para a Primeiríssima Infância em Várzea Paulista realizou um grande encontro na Câmara Municipal. Com a demonstração de resultados recentes dos trabalhos, o evento teve como intuito convidar novos parceiros para aderir ao projeto, como a APAE, Sítio Agar e instituições religiosas, por exemplo, e sensibilizá-los para que o município possa ampliar seu trabalho em rede.
Uma das responsáveis pela reedição, Vivanea Roque, fez uma apresentação do programa para os convidados, além de todo o desenvolvimento e avanços conquistados na cidade. “O programa Primeiríssima Infância é um projeto que complementa o que já é feito pelas instituições”, afirma. “Aqui, podemos perceber que todos os profissionais têm importância na vida da criança e o programa aguça esse olhar”.
A articuladora municipal, Elaine Zanetti, agradeceu aos parceiros de trabalho. “Este é um grupo muito bom para trabalhar. Tivemos um ano bem intenso e agora queremos unir mais pessoas nesta iniciativa”, ressaltou.
Sobre a parceria com as instituições, Elaine destaca a integração do trabalho. “Geralmente as famílias circulam pelos mesmos espaços – UBSs (Unidades Básicas de Saúde), creches ou a APAE, por exemplo. É importante que todos falem a mesma língua e conheçam o funcionamento dos outros serviços”, diz Elaine.
O encontro também contou com a presença de servidores públicos que já participam do Primeiríssima Infância e que vão iniciar uma reedição do programa (capacitação) no dia 6 de abril, a partir das 13 horas, no auditório da Praça CEU.
Cronograma de reedições
06/04/17 – Introdução;
27/04/17- Pré-natal, Puerpério e Humanização do Parto;
11/05/17- Trabalho com Grupos de Famílias;
25/05/17- Espaços Lúdicos;
08/06/17- Educação Infantil;
22/06/17- Práticas de Puericultura e Amamentação;
06/07/17- Formação de Redes.
Programa Primeiríssima Infância
De caráter intersetorial, o Programa Primeiríssima Infância envolve as Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, com o objetivo de apoiar as boas práticas promotoras do desenvolvimento na primeira etapa da vida – a primeiríssima infância (0 a 3 anos).
O programa é realizado, em parceria, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e a Prefeitura de Várzea Paulista