Rio Jundiaí recebe limpeza, no Dia Mundial da Água

Meio Ambiente - Destaques

Em teste realizado nesta quarta-feira (22), Prefeitura de Várzea Paulista e Sabesp recolhem grande quantidade de resíduos lançados ao Rio, como garrafas recicláveis

A Prefeitura de Várzea Paulista e a Sabesp realizaram uma limpeza no Rio Jundiaí, na tarde desta quarta-feira (22) – o Dia Mundial da Água. Dentro de um barco, a equipe navegou cerca de 1 km, a partir da Estação Elevatória da Elekeiroz, no sentido Campo Limpo Paulista-Várzea Paulista, e conseguiu recolher cinco sacos grandes cheios de resíduos, como garrafas PET, restos de televisões, sacolas, e vários outros resíduos jogados indevidamente nas próprias águas ou nas encostas. “Trata-se de uma ação simbólica, nesta data especial, e que poderá ser repetida em breve”, explicou o secretário de Meio Ambiente, João de Lima, que participou da intervenção.

O material coletado já tem destino certo. “Todos os recicláveis serão encaminhados à reciclagem e o restante irá ao lixo”, relatou o secretário.

O prefeito Juvenal Rossi destaca a importância da operação, dada a relevância do local para Várzea Paulista. “Temos um carinho especial por esse Rio, que corta nossa cidade e já foi usado, graças a ações da Prefeitura em parceria com a Sabesp, como fonte de abastecimento das residências da população, após tratamento, entre 2014 e 2015. E, no dia 24, de forma histórica, será inaugurada a Estação de Captação de Água desse manancial, em nossa cidade”, declarou.

Local para descarte de resíduos

A cidade conta, desde maio de 2015, com um Ecoponto, local para destino ambientalmente correto de materiais como vidro, metais, areia e móveis desmontados. Tais resíduos muitas vezes, por não terem um local para descarte, eram depositados em ruas, calçadas e terrenos baldios pela cidade.

É permitido o descarte de materiais como pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica e eletrodomésticos, objetos que muitas vezes, são descartados irregularmente em via pública. O volume máximo autorizado é de 1 metro cúbico.

O Ecoponto não recebe materiais como pilhas, colas, óleos, gesso, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos.

O serviço funciona na Rua Atroaris, s/n, no Jardim Continente, junto à usina de asfalto da Prefeitura. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas, e, aos finais de semana e feriados, das 8 às 13 horas.

Como fazer sua denúncia

Para denunciar descartes irregulares de entulhos e outros materiais, basta contatar o Setor de Fiscalização pelo telefone 4596-9665; também pode ser acionada a GCM, pelo telefone 153; outro canal é a Ouvidoria, junto ao qual a denúncia pode ser registrada pelo telefone 4595-0037 ou pelo link.

Marco histórico

Como encerramento da Semana da Água, Várzea Paulista ganhará sua primeira Estação de Captação de Água do Rio Jundiaí, que poderá captar, em breve, 100 litros por segundo, nesta sexta-feira (24), a partir das 9 horas. Dessa forma, a cidade fica ainda mais preparada para possíveis momentos de estiagem que podem acontecer futuramente.