Grande festa celebra 52º Aniversário de Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

Programação diversificada, com vários shows e expressões culturais, tem apoio da Prefeitura; anúncio de obras na Vila Real e inauguração do Centro Esportivo da Vila Marajó também fizeram parte das comemorações

Centenas de pessoas curtiram a última festa em comemoração ao 52º Aniversário de Várzea Paulista – 21 de março, realizada na Praça CEU, nesta terça-feira (21). O público, bastante diversificado e marcado pela presença de muitas famílias, alegrou-se bastante com as várias manifestações artísticas, como catira, dança do ventre e música clássica, além dos grandes shows de encerramento. O evento promovido pela ACE (Associação Comercial Empresarial) da cidade, com o apoio da Prefeitura, encerra uma grande programação de celebrações, iniciada no dia 11, com o anúncio das obras de reurbanização da Vila Real e a entrega do Centro de Esportes da Vila Marajó à população, no domingo (19).

Durante a tarde, os presentes tiveram acesso ao projeto “Livros Fantasma” – distribuição de revistas, fanzines, e outras manifestações artísticas ou intelectuais; no mesmo período, houve espaço para a emocionante execução do Hino de Várzea Paulista, por parte do coral Várzea Encanto (municipal), e outras apresentações marcantes, como as da Banda Sinfônica Jovem da Prefeitura, da tradicional orquestra de violeiros Flor de Várzea e da companhia de dança Rayssa Francesconi, que foi do balé à música pop.

À noite, muitos shows embalaram a festa. Os destaques foram Giovanna Vanpesi (ex-participante do Programa Raul Gil) e as duplas Santa Fé & Cristiano, de Várzea Paulista, e Jean Paulo & Michel.

Ao longo de todo o evento, foi possível presenciar fotos históricas da vida varzina, houve uma praça de alimentação e a criançada pode saborear pipoca e algodão-doce, além de aproveitar os brinquedos. Também estiveram disponíveis vários estandes comerciais e foram feitos sorteios de brindes.

Cidade comemora com muitos avanços

No ato solene com autoridades municipais e estaduais, o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, ressaltou os grandes avanços recentes vividos pela cidade. “Nossas duas ações recentes, dentro da programação de comemorações, demonstram o quanto avançamos e queremos avançar muito mais ainda em 2017. Nesta sexta-feira (24), vamos inaugurar a primeira Estação de Captação de Água da cidade, que é fruto de uma série de ações de despoluição feitas pela Sabesp, em parceria com a Prefeitura. Não era possível ficarmos indiferentes à situação desse rio que corta nossa cidade e, infelizmente, durante outras administrações anteriores à nossa, foi poluído e não recebeu a devida atenção. Agora, já é possível pescar e nadar e, logo, com a estação em funcionamento, vamos poder captar água e permitir que nossa cidade tenha abastecimento normal, mesmo em possíveis períodos de estiagem”, comemorou.

A população pode esperar muito mais para o futuro próximo. “A cidade, ao contrário dos seres humanos, deve ficar cada vez mais forte a cada ano que se passa. Esperamos que nossa querida Várzea Paulista comemore o seu 53º aniversário, no ano que vem, com mais conquistas, como a Pista de Caminhada do Mursa e o Parque Chico Mendes”, projetou. “É importante que todos vocês façam também sua parte, com a reciclagem, para facilitar nossa coleta seletiva e também com as compras aqui no município, para fortalecer nosso comércio e gerar mais contribuições à Prefeitura. Quem vai fazer essa cidade crescer ainda mais é o próprio povo”, finalizou, convidando a população a fazer parte do desenvolvimento da cidade.

A presidente da ACE de Várzea Paulista, Vivian Creato, destacou a importância histórica da festa. “É uma honra muito grande realizar este evento, o que fazemos pela primeira vez”, declarou. “Queremos que vocês, munícipes, possam comprar cada vez mais na cidade. A ACE também disponibiliza outros benefícios interessantes. É só nos procurar”, complementou.

A solenidade também contou com a presença do deputado estadual, Júnior Aprillanti, e dos vereadores Guilherme Zafani e Robertinho.

Arte inspiradora

Uma das atividades do projeto “Livros Fantasma”. Mais de 600 publicações, de 15 coleções, que incluíram fotografias, artes visuais, desenhos e obras literárias, como fanzines e revistas, foram distribuídas de forma gratuita, à tarde, em um espaço próximo à quadra. O intuito foi apresentar o trabalho dos autores e artistas e, ao mesmo tempo, propagar a ideia de publicar como uma atividade acessível e importante, para um público ainda pouco familiarizado com a cultura dos fanzines e as oportunidades de expressões artísticas existentes atualmente.

Para Wagma Reny, apreciadora de artes plásticas e pintora, trata-se de uma ação importante que deve ser feita mais vezes. “Faço pintura a óleo e vou usar muitas das imagens contidas nesses livros, como referências. São imagens legais”, elogiou.

As publicações também estão disponíveis para download no link. A ideia é que todos tenham acesso aos conteúdos.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui

Públicos diversos aprovam comemoração

A jovem Vanessa Lima, 22 anos, gostou bastante da iniciativa. “É uma festa muito criativa. Foi bacana reunir atividades artísticas variadas à tarde, para atrair as famílias e fazer shows populares, um pouco mais tarde, voltados a um público mais jovem”, elogiou. Para a munícipe, trata-se de uma festa única. “Este evento é um marco histórico na história de Várzea Paulista”.

Mara Freitas, 59 anos, compareceu à festa com a filha e o neto. A moradora do Jardim do Lar também elogiou a realização histórica. “Está tudo gostoso. Nunca vi uma festa desse porte para comemorar o aniversário da cidade”, reconheceu.