Estação de Captação de Água do Rio Jundiaí será inaugurada nesta sexta (24)

Infraestrutura - Destaques

Novo órgão de Várzea Paulista é fruto de mais de R$ 206 milhões de investimentos da Sabesp, que contou com apoio da Prefeitura de Várzea Paulista para despoluir o Rio Jundiaí

A Prefeitura de Várzea Paulista e a Sabesp inauguram, na próxima sexta-feira, a partir das 9 horas, a primeira Estação de Captação de Água do Rio Jundiaí localizada na cidade, como encerramento da Semana da Água, em comemoração ao Dia Mundial da Água – 22 de março. Autoridades estaduais e municipais demonstrarão, no evento, como funcionará o equipamento que poderá captar água do Rio Jundiaí em breve e será feito um lançamento de peixes ao Rio. “É a obra de maior valor simbólico de nossa gestão até aqui, por demonstrar nosso cuidado de, junto da Sabesp, recuperar o Rio Jundiaí, que, durante muitos anos, antes de começarmos a gerir a cidade, não recebeu a devida atenção e foi muito poluído. Agora, novamente é possível pescar e nadar no local e, logo, haverá como captar água para tratamento e abastecimento”, comemora o prefeito Juvenal Rossi.

Será possível captar, em breve, 100 litros por segundo, o que garantirá o preparo da cidade para enfrentar possíveis novos momentos de estiagem e fornecer água potável para 117 mil habitantes. As informações completas podem ser acessadas no release anexo, fornecido pela Sabesp.

A nova conquista da cidade é resultado de mais de R$ 206 milhões de investimentos da empresa em várias cidades da região, nos últimos anos. Em Várzea Paulista, várias ações de despoluição dos mananciais foram importantes, em parceria com a Prefeitura da cidade. Uma obra fundamental que contribuiu para a despoluição do corpo hídrico foi o Sistema Integrado de Esgotamento Sanitário (SIES) de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, em 2013. Segundo a Sabesp, trata-se de uma das estruturas mais modernas do interior, que contemplou a construção de cinco estações elevatórias de esgotos nos dois municípios, uma Estação de Tratamento de Esgotos e 38 quilômetros de redes capazes de transportar o esgoto coletado para o tratamento na ETE. A Estação, com capacidade de tratar 560 litros de esgotos por segundo, permitiu a Várzea Paulista atingir 96% de esgoto coletado e tratado, um dos melhores índices do país.

Graças à nova qualidade das águas do Rio Jundiaí, o Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitê PCJ) aprovou por unanimidade, no último dia 16 de dezembro, o reenquadramento do Rio Jundiaí de classe 4 para classe 3, que agora abrange o trecho entre o Córrego Pinheirinho, em Várzea Paulista, e sua foz no Rio Tietê, em Salto, e totaliza, assim, mais de 60 km de extensão. Após esse passo bastante complexo que envolve junção de dados e outros trâmites, aguarda-se apenas a ratificação, por parte do CRH (Conselho Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo).

Serviço

A nova estação ficará localizada na Marginal Esquerda do Rio Jundiaí (sentido Jundiaí-Campo Limpo Paulista), sob o Viaduto dos Emancipadores.

Parceria que dá frutos

As várias ações de despoluição dos córregos e demais mananciais de Várzea Paulista, desde 2013, foram intervenções muito importantes que possibilitaram a outorga do DAEE – para captar, emergencialmente, água do Rio Jundiaí, já no final de 2014, por parte da Sabesp. De acordo com informações da empresa, a captação só foi possível graças a obras anteriores da organização, em parceria com a Prefeitura.

Reflexos positivos

Todas as intervenções realizadas, nos últimos anos, contribuíram diretamente com o desenvolvimento das cidades de Campo Limpo Paulista, Itupeva, Várzea Paulista e dos municípios vizinhos. São mais de 220 mil pessoas beneficiadas com a despoluição do Rio Jundiaí e, consequentemente, do Rio Tietê.