Obras de drenagem avançam na Vila Real, em várias frentes

Infraestrutura - Destaques

Três vias do bairro já têm trabalhos em andamento – Rua Jataí, Travessa Franca e Rua Sumaré; córrego da Rua Ilha Bela já tem parte dos canais de escoamento de águas das chuvas trocados

 

 

 

Após praticamente duas semanas, os trabalhos de reurbanização da Vila Real avançam de forma acelerada. Três frentes de trabalho começaram a instalar os novos sistemas de drenagem nas três das primeiras sete ruas previstas no cronograma – Ruas Jataí, Travessa Franca e Rua Sumaré, que também receberão asfalto novo em breve. Outra equipe já começou a trocar as aduelas (canais de escoamento de águas pluviais, feitos de concreto) existentes no córrego da Rua Ilha Bela por canais muito maiores, no trecho que fica sob a Avenida Marginal do Rio Jundiaí. O objetivo é garantir o correto escoamento do volume, sem causar erosões ou alagamentos.

 

No córrego, o início das trocas da canalização se deu no último dia 6, na parte que desemboca no Rio Jundiaí e agora a equipe já conseguiu assentar as novas aduelas em todo o trecho que fica sob a Avenida Marginal do Rio Jundiaí. A partir de agora, a ação segue pelo córrego, ao longo da Rua Ilha Bela, até a altura da Rua Capivari. Os canais de concreto já existentes têm uma área aproximadamente quatro vezes menor que as novas aduelas, que estão sendo assentadas.

 

 

 

Atenção, pedestres!

 

Também foi construída uma passagem de pedestres provisória próxima ao posto que fica entre a Avenida e a Rua Ilha Bela, para que os pedestres possam fazer a travessia sobre o córrego com segurança e não no trecho em obras.

 

   

Primeira etapa

 

Após os trabalhos de pavimentação e drenagem nas vias Rua Jataí, Travessa Franca e Rua Sumaré, as Ruas Franca, Campo Mourão, Flórida, e Cardeal serão contempladas com as mesmas ações, nessa ordem. A previsão de término dessa etapa é até agosto deste ano. Serão lançados 2.294 m² de asfalto e o investimento feito será de R$ 1.135.224,13.

 

O investimento total para a canalização parcial do córrego será de R$ 1.929.945,60 e o tempo estimado para o término da obra é de 12 meses.

 

 

Transformação histórica

 

Os trabalhos que têm início no bairro são fruto de um contrato assinado com a empresa Jofege, custeado com recursos municipais e federais, para a execução de diversas intervenções de reurbanização, esperadas há muitos anos.