Munícipes varzinas contam com vários serviços da Prefeitura, no Mês das Mulheres

Esporte e Lazer - Destaques

Varzinas podem participar de grupos de gestantes, aulas de zumba, dança do ventre, entre outras atividades oferecidas

 

 

A Prefeitura de Várzea Paulista oferta às mulheres da cidade, de várias idades, uma série de ações que as ajudam a ter mais qualidade de vida, com momentos de aprendizado e lazer, além de atividades específicas voltadas ao mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ofertam grupos de gestantes e conscientizações específicas; há aulas variadas como as de zumba, dança do ventre e ioga; e existe a proteção às mulheres vítimas de violência, por meio do Crem (Centro de Referência da Mulher).

 

Segundo o prefeito Juvenal Rossi, as mulheres são muito importantes por permitirem o equilíbrio familiar e o desenvolvimento de ações muito importantes para a sociedade. “Nosso governo faz questão de valorizar as mulheres, tão importantes para as famílias de nossa cidade e para a sociedade como um todo. Sem elas, muitas atividades profissionais e outras ações extremamente relevantes ficariam seriamente prejudicadas”, enaltece.

 

 

Diversos serviços para as mulheres

 

As mulheres de Várzea Paulista podem procurar a UBS mais próxima, para saber como participar das várias atividades oferecidas e a programação dos dias específicos de cada ação:

 

UBS VILA REAL

 

Ações do Mês da Mulher: no dia 8 de março, foram feitas várias ações –  mutirões de exames de Papanicolau, mamografias e testes rápidos para detecção de ISTs (infecções sexualmente transmitidas); palestra com orientações sobre autocuidado; dia de beleza, para as usuárias da UBS; sorteio de brindes e distribuição de lembranças.

 

Serviços prestados ao longo do ano: Ações feitas em todo o ano: exame de Papanicolau; mamografias e grupo de gestantes.

 

 

UBS JARDIM AMÉRICA III

 

Ações do Mês da Mulher: mutirão de Papanicolau (Citologia Oncótica), que detecta infecções e câncer no colo do útero, no dia 18 de março (sábado), das 8 às 16 horas; sala de espera e consultórios com conscientização sobre autocuidado, direitos das mulheres e saúde em geral; decoração da unidade;

 

Serviços prestados ao longo do ano: exame de Papanicolau (Citologia Oncótica), que detecta infecções e câncer no colo do útero; mamografia; grupo de gestantes.

 

 

UBS JARDIM CRUZ ALTA

 

Ações do Mês da Mulher: sala de espera com conscientização sobre autocuidado, direitos das mulheres e saúde em geral; decoração da unidade;

 

Serviços prestados ao longo do ano: exame de Papanicolau; mamografia; grupo de gestantes.

 

 

UBS JARDIM PAULISTA

 

Ações do Mês da Mulher: sala de espera com conscientização sobre autocuidado, direitos das mulheres e saúde em geral; intensificação do teste rápido, para detecção das ISTs (infecções sexualmente transmitidas).

 

Serviços prestados ao longo do ano: exame de Papanicolau; teste rápido, que detecta as ISTs; grupo de gestantes (a partir de abril).

 

 

UBS CIDADE NOVA II

 

Ações do Mês da Mulher: sala de espera com conscientização sobre autocuidado, direitos das mulheres e saúde em geral; decoração da unidade;

 

Serviços prestados ao longo do ano: exame de Papanicolau (Citologia Oncótica), que detecta infecções e câncer no colo do útero; grupo de gestantes.

 

 

UBS JARDIM AMÉRICA IV

 

Ações do Mês da Mulher: mutirão de Papanicolau, no final de março; sala de espera com conscientização sobre autocuidado, direitos das mulheres e saúde em geral;

 

Serviços prestados ao longo do ano: exame de Papanicolau; grupo de gestantes.

 

 

UBS JARDIM BURITI

 

Ações do Mês da Mulher: sala de espera com conscientização sobre autocuidado, direitos das mulheres e saúde em geral, no dia 8 de março;

 

Serviços prestados ao longo do ano: exame de Papanicolau (Citologia Oncótica), que detecta infecções e câncer no colo do útero; grupo de gestantes.

 

 

UBS SANTA TEREZINHA

 

Ações do Mês da Mulher: cartazes na sala de espera voltados à saúde da mulher; reforços dos serviços preventivos e de cuidados da unidade.

 

Ações feitas em todo o ano: exame de Papanicolau; grupo de gestantes.

 

 

UBS JARDIM PROMECA

 

Ações do Mês da Mulher: realização de atividades físicas nos grupos existentes;

 

Serviços prestados ao longo do ano: exame de Papanicolau; grupos de gestantes (um voltado às mães e outro aos bebês) e controle de obesidade para adultos; e grupo “Tricotando Saúde” (confraternização de mulheres).

 

 

UBS VILA MARAJÓ

 

Serviços prestados ao longo do ano: exame de Papanicolau (Citologia Oncótica), que detecta infecções e câncer no colo do útero; grupos de gestantes; pré-natal (demanda espontânea); grupo Papo Fiado (terapia comunitária voltada a mulheres); e sessões de lian gong (medicina chinesa para alongamento).

 

 

UBS JARDIM ALESSANDRA

 

Ações feitas em todo o ano: exame de Papanicolau (Citologia Oncótica), que detecta infecções e câncer no colo do útero; mamografia; grupo de gestantes.

 

UBS VILA POPULAR

 

Serviços prestados ao longo do ano: exame de Papanicolau (Citologia Oncótica), que detecta infecções e câncer no colo do útero; grupo de gestantes.

 

UBS JARDIM BERTIOGA

 

Serviços prestados ao longo do ano: exame de Papanicolau; grupo de gestantes.

 

 

Dança do ventre

 

Mulheres a partir de 10 anos de idade podem contar também com aulas de dança do ventre, na escola Musicarte. Confira as datas e horários das aulas disponíveis:

 

Terças-feiras

 

18h30 às 19h30 – nível intermediário I;

 

19h30 às 20h30 – nível básico III;

 

 

Quintas-feiras

 

17h30 às 18h30 – nível básico II;

 

18h30 às 19h30 – básico I;

 

19h30 às 20h30 – iniciantes;

 

 

Sextas-feiras

 

17h30 às 18h30 – intermediário III;

 

18h30 às 19h30 – intermediário II.

 

Para participar, basta se dirigir à escola Musicarte, com a cópia simples do RG (se for menor de idade, deve ir junto do responsável para assinar a inscrição e, caso não tenha RG, precisa levar cópia da certidão de nascimento), nos horários das aulas. O endereço é Rua Manoel Gonçalves, 200 – Jardim Primavera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4595-4080.

 

 

Esportes e lazer

 

O Projeto Futuro já está com as inscrições abertas. São diversas vagas de várias modalidades, como zumba, zumba kids, aeroboxe, dança da 3ª idade, ritmos, ioga, taekwondo, caratê, entre outras. As aulas serão realizadas nos Ginásios de Esportes da Cidade e no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados).  

 

Para participar das aulas, os interessados devem comparecer ao Ginásio ou espaço público, no horário da aula da qual querem participar, e preencher, junto ao professor, uma ficha de inscrição, com seus dados pessoais e um termo de responsabilidade. As vagas serão disponibilizadas conforme a demanda dos alunos. Para os horários da parte da tarde e para as aulas na escola Erich Becker, é necessário aguardar até o dia 15 para fazer as inscrições, pois será contratado um profissional que realizará essas aulas.

 

Segunda-feira
Karatê 8h e 17h Praça CEU
Zumba Kids 14h30 Praça CEU
Dança da 3ª Idade 15h30 Ginásio Jd. Promeca
Zumba 16h30
Zumba Kids 17h30 Ginásio Jd. Promeca
Aeroboxe e Zumba 19h30 Ginásio Ayrton Senna
Taekwondo 18h e 20h Praça CEU
Terça-feira
Aeroboxe e Ritmos 07h30 Parque Chico Mendes
Karatê 9h e 15h Ginásio Vila Popular
Dança da 3ª Idade 16h
Aeroboxe e Zumba 19h30
Zumba Kids 14h Praça CEU
Zumba Kids 17h Ginásio Vila Popular
Muay Thai 19h30 Praça CEU
Quarta-feira
Dança 7h30 Parque das Orquídeas
Ioga 8h, 9h e 10h Praça CEU
Zumba Kids 14h30
Aeroboxe 15h30
Aeroboxe e Zumba 19h30
Zumba 16h30 Ginásio Jd. Promeca
Zumba Kids 17h30 Ginásio Jd. Promeca
Karatê  17h Praça CEU
Dança 19h e 20h Praça CEU
Quinta-feira
Aeroboxe e Ritmos 8h Ginásio Jd. Promeca
Karatê 9h e 15h Ginásio Vila Popular
Zumba 15h Praça CEU
Dança da 3ª Idade 16h
Zumba Kids 14h e 17h
Dança 19h30 Cemeb Erick Becker
Muay Thai 19h30 Praça CEU
Sexta-feira
Aeroboxe 8h Praça CEU
Dança da 3ª Idade 13h
Zumba 14h
Dança da 3ª Idade 16h
Zumba Kids 18h30
Ritmos 19h30

 

 

Mulheres têm apoio para deixar de sofrer violência

 

No Crem (Centro de Referência da Mulher), a mulher que opta pela denúncia por violência doméstica recebe, com sigilo absoluto, a base necessária para vencer a vulnerabilidade das pacientes e romper o ciclo da violência.

 

Posteriormente, as mulheres recebem subsídios para decidir se optam pela separação, boletim de ocorrência contra o agressor ou outras medidas, como por exemplo, sugestão de internação do agressor, quando é dependente químico.

 

As referenciadas contam com acompanhamento e podem, inclusive, receber auxílio acerca dos trâmites legais cabíveis, de acordo com a demanda.

 

O prédio do órgão fica localizado na Rua Arajá, 199 – Vila Tupi. Os telefones são 4596-4627 e 4606-0437.

 

Confira o endereço das UBS:

 

UBS Jardim Alessandra

 

Rua Carioba, 299 – Jardim Alessandra.

 

Tel.: 4595-1542;

 

 

UBS Cidade Nova

 

Rua Deolinda Carezzato Sutti, 200 – Jardim América I.

 

Tel.: 4595-7574;

 

 

UBS Jardim América III

 

Rua Itapevi, 140 – Jardim América III.

 

Tel.: 4596-4200;

 

 

UBS Jardim América IV

 

Rua Itapeva, 200 – Jardim América IV.

 

Tel.: 4595-3339;

 

 

UBS Jardim Bertioga

 

Rua Das Acácias Mimosas, 495 – Jardim Bertioga.

 

Tel.: 4595-5462;

 

 

UBS Jardim Buriti

 

Rua 24 De Outubro, 105 – Jardim Buriti.

 

Tel.: 4595-7878;

 

 

UBS Jardim Cruz Alta

 

Rua Guaxupé S/N – Jardim Cruz Alta.

 

Tel.: 4606-1452;

 

 

UBS Jardim Promeca

 

Rua Vitorio Spinucci, 303 – Jardim Santa Lúcia.

 

Tel.: 4595-6811;

 

 

UBS Vila Marajó

 

Rua Ananatuba, 268 – Parque Guarani.

 

Tel.: 4606-2938;

 

 

UBS Vila Popular

 

Rua Itaoca, 294 – Parque Guarani.

 

Tel.: 4595-0081;

 

 

UBS Vila Santa Terezinha

 

Rua Maria Auxiliadora, 110 – Vila Santa Terezinha.

 

Tel.: 4595-0082;

 

 

UBS Vila Real

 

Rua Montes Claros, 30 – Vila Real.

 

Tel.: 4596-2225.    

 

 

Confira os endereços as praças esportivas:

 

Ginásio de Esportes Ayrton Senna

 

Rua Aristides Nivoloni, 240 – Jardim Maria De Fátima. Tel.: 4595-5538.

 

 

Ginásio de Esportes Jd. Promeca

 

Rua Portugal, S/N – Jardim Promeca. Tel.: 4595-1113.

 

 

Ginásio de Esportes Vila Popular

 

Rua Santa Catarina, S/N – Vila Popular. Tel.: 4596-1000.

 

 

Parque Ecológico Chico Mendes

 

Rua Catanduva – Jardim Paulista.

 

 

Praça CEU

 

Rua João Póvoa, S/N, Jardim do Lar.

 

 

Parque das Orquídeas

 

R. Francisco José de Sant’Ana, 140 – Jardim America IV. Tel.: 4606-0342.

 

 

Cemeb Erich Becker

 

Rua dos Canários, 160 – Cidade Nova II. Tel.: 4493-1009.