Várzea Paulista recebe convite para encontro de exportadores

Desenvolvimento Econômico - Destaques

No Seminário SP Export, em 30 de março, empresários da cidade receberão orientações para exportarem com qualidade e de forma bem-sucedida

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Várzea Paulista, Marcos Bueno, recebeu a visita do diretor de exportação da agência Investe São Paulo, Antônio Oliveira, na manhã da última quinta-feira (9), dentro do Gabinete Municipal. O órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo incentiva empresas a se desenvolverem como exportadoras. O visitante convidou a Prefeitura a estimular que as micro e pequenas empresas exportadoras varzinas participem do 5º seminário SP Export (Programa Paulista de Apoio às Exportações), que também disponibilizará os estandes do Poupa Tempo do Exportador, no dia 30 de março, em Guarulhos.

No congresso, os empresários terão acesso a suportes diversos para melhorar suas exportações: será possível agendar, no espaço “Inteligência Comercial”, um diagnóstico detalhado da empresa por parte de uma instituição especializada, com 400 perguntas, a fim de verificar possíveis empecilhos à lucratividade do negócio; no estande “Adequação do Produto”, os empresários também poderão ter ciência de possíveis adaptações necessárias no produto a ser exportado, como embalagem, por exemplo; outro atendimento disponibilizado será um balcão de investimentos, no qual os empreendedores poderão ver as regras para possíveis contratações de linhas de crédito, no balcão “Financiamento”; também haverá o estande “Capacitação”, no qual se darão importantes orientações técnicas aos empresários presentes, quanto às exportações.

Segundo Bueno, a Prefeitura de Várzea Paulista enviará o convite às empresas exportadoras por e-mail e telefone. Também serão feitas algumas visitas. “Em meio à crise internacional existente atualmente, esta é mais uma oportunidade que estamos trazendo aos empreendedores da cidade”, comemorou.

De acordo com o diretor, o convite está sendo feito às várias cidades de Guarulhos e região e a expectativa é de receber um número significativo de empreendedores. “Trouxemos 260 empresas no ano passado, de Ribeirão Preto e Região”, destacou.

Oportunidade

O 5º SP Export ocorre no dia 30 de março, das 9 às 17 horas, no Centro Municipal de Educação Adamastor. O endereço é Avenida Monteiro Lobato, 734 – Guarulhos – São Paulo.

O evento será realizado pela Investe São Paulo, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a Prefeitura de Guarulhos, o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério das Relações Exteriores, com o apoio de importantes instituições como FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).