Prefeitura faz anúncio oficial das obras de reurbanização da Vila Real

Infraestrutura - Destaques

Sete vias receberão asfaltamento e drenagem em sete vias, além da canalização parcial do córrego da Rua Ilha Bela; prefeito Juvenal Rossi também visita a obra no ribeiro e prédio do Centro Comunitário

 

 

No último sábado (11), o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, realizou o anúncio oficial da reurbanização da Vila Real, na presença de outras autoridades da cidade, como parte das comemorações do 52º Aniversário da cidade. Durante o evento, no canteiro de obras da Avenida Tanabi, moradores do bairro puderam conhecer como serão as obras de pavimentação e drenagem das primeiras sete primeiras vias previstas no cronograma – Avenida Tanabi (trecho), Travessa Franca, Rua Jataí, Rua Franca, Rua Campo Mourão, Flórida e Rua Cardeal; também foi apresentado o início da canalização parcial do córrego da Rua Ilha Bela.

 

Segundo o prefeito, este é um trabalho aguardado há muito anos, e que,  agora, está começando a se concretizar. “A reurbanização da Vila Real é um trabalho que não depende apenas de uma caneta e um prefeito, mas de muito trabalho e boa vontade”, afirma. “Há muito anos estamos lutando para conseguir dar dignidade e qualidade de vida a essas pessoas e, finalmente, este sonho está se tornando realidade”, ressalta o prefeito. “Esta é minha maior obra. E minha maior realização será dar o título de posse para cada um dos moradores da Vila Real. Quem está mudando esta cidade é o próprio povo”, finalizou.

 

Para o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, o projeto é grandioso. “Tenho orgulho de fazer parte deste trabalho. Além de toda a urbanização que será feita, centenas de pessoas terão suas necessidades atendidas e receberão mais qualidade de vida”, comemora.

 

O vereador Mauro Aparecido também comentou os anos de espera que a população viveu. “Este povo viveu de muitas promessas, muitos sonhos não realizados, mas hoje todos estão vendo a mudança acontecer”, falou. Também participaram do evento os vereadores professor Juarez, Robertinho, Claudenir Nil, Weslen e Giba.  

 

 

Antes de anunciar as obras de reurbanização, o prefeito Juvenal Rossi já havia vistoriado, na manhã do mesmo dia, as obras de canalização do córrego da Rua Ilhabela e o prédio do Centro Comunitário. “São muitas frentes de trabalho em todo o bairro. Vamos acompanhar todas as ações, para que sejam realizadas da melhor maneira possível”, projetou.

 

Primeira etapa

 

Após os trabalhos nas vias Rua Jataí, Travessa Franca e Rua Sumaré, serão contempladas as Ruas Franca, Campo Mourão, Flórida, e Cardeal, nessa ordem. A previsão de término dessa etapa é até agosto deste ano. Serão lançados 2.294 m² de asfalto e o investimento feito será de R$ 1.135.224,13.

 

Outra intervenção importante, que começou em 6 de março, foi a canalização parcial do córrego da Rua Ilha Bela, que consiste na substituição das aduelas da jusante do ribeiro (ponto em que as águas do ribeiro se encontram com as do Rio Jundiaí). Os canais de concreto já existentes, para escoamento das águas das chuvas – que ficam sob a Avenida Marginal do Rio Jundiaí – têm uma área aproximadamente quatro vezes menor que as novas aduelas, que estão sendo assentadas. “As aduelas que estão sendo trocadas são subdimensionadas, ou seja, menores do que deveriam ser para receber toda a água que vêm do restante do bairro. Vamos aplicar a canalização fechada até a altura da Rua Capivari e, depois de lá, será feita a canalização aberta. Ao final desse trabalho, terá fim o problema de enchentes na Vila Real”, explica o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano. O investimento será de R$ 1.929.945,60 e o tempo estimado para o término da obra é de 12 meses.

 

 

 

Sonho real

 

O morador da Avenida Tanabi, Darci Gomes, que espera há 31 anos as melhorias no bairro, comemora as melhorias. “Esta obra está ótima. Estão fazendo um bom trabalho, que vai mudar a nossa vida”, conta.

 

A felicidade de Luzamira da Silva Rocha, moradora há 20 anos da Rua Franca, era visível. “Meu coração está pulando de alegria. Já sofremos muito aqui, mas a partir de agora isso vai acabar. Nosso sonho está se realizando”, finaliza a moradora.

 

Maria Elionete Olinda mora há 13 anos na Vila Real e conta que nunca perdeu as esperanças. “Havia muito mato, sujeira, esgoto. Nossa rua nem tinha nome. Hoje estou muito alegre, porque estamos recebendo asfalto, mas,  também, uma vida mais digna”, relata.

 

 

Transformação histórica

 

As obras anunciadas fazem parte de um amplo pacote de intervenções estruturais em toda a Vila Real. Ao longo de todo o cronograma das ações, que devem durar dois anos, no contrato assinado com a construtora Jofege em 25 de janeiro deste ano, está previsto que 36 vias serão urbanizadas (todas as que ainda não têm asfalto, no bairro), o córrego da Rua Ilhabela será parcialmente canalizado e serão executados: quatro muros de arrimo; nove escadas hidráulicas; e um trevo entre a Rua Ilhabela e a Marginal do Rio Jundiaí, para que os motoristas possam acessar o bairro da Ponte Seca.

 

Ao todo, serão 3 km de ruas pavimentadas; 101 bocas de lobo; 31 bocas de leão (com mais espaço para a água das chuvas); 30 grelhas; 832 toneladas de asfalto; 902 mil m³ de concreto (pavimentação de ruas mais inclinadas); 2.385 toneladas de base asfáltica; e 7.600 toneladas de material reciclável para a formação da base.

 

 

 

  

 

Sobre o Centro Comunitário

 

O Centro Comunitário da Vila Real, prestes a ser inaugurado, será um espaço para várias ações voltadas à comunidade. O equipamento já tem várias atividades previstas, segundo a supervisora de Desenvolvimento Social, Charlene Mello. “Existe uma programação de encontros, como oficinas ambientais, e atendimentos prestados à comunidade por assistentes sociais”. 

 

O prédio contará com dois pavimentos, incluindo salas de recepção, sala para assistência social, salão, entre outros recintos. O equipamento também terá um elevador, para atender de forma adequada as pessoas com deficiência.