Prefeitura organiza pescaria no Rio Jundiaí

Meio Ambiente - Destaques

Evento deste sábado, no trecho próximo à Estação de Captação de Água, sob o Viaduto dos Emancipadores, será aberto a todos os pescadores da cidade

Neste sábado (11), a partir das 9 horas, a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, organiza uma pescaria no Rio Jundiaí, totalmente aberta aos pescadores da cidade, no trecho próximo à Estação de Captação de Água da Sabesp, na Marginal do Rio Jundiaí, sob o Viaduto dos Emancipadores (sentido Jundiaí-Campo Limpo Paulista). O intuito é comprovar que o Rio Jundiaí está novamente habitado por peixes.

De acordo com o responsável pela pasta, João de Lima, recentemente, já foram inclusive capturadas tilápias e lambaris, no rio. “A melhoria da qualidade da água está trazendo a vida de volta ao Rio Jundiaí”, comenta. “Isso só foi possível com o tratamento do esgoto, tanto em Várzea Paulista quanto em Campo Limpo”, explica.

Trabalho que dá frutos

A ação é reflexo de uma série de trabalhos da Sabesp, em parceria com a Prefeitura de Várzea Paulista, desde 2013, que permitiram, inclusive, a captação recente de água do Rio Jundiaí, para o abastecimento total da cidade, de forma tranquila, no momento da maior estiagem das últimas décadas no Estado, em 2014, quando muitos municípios tiveram de fazer racionamento. A cidade conta, hoje, com 94,4% de esgoto coletado e tratado, um dos melhores índices do Brasil.