Várzea Paulista será primeira cidade do Estado a implantar empreendedorismo nas escolas municipais

Educação - Destaques

Iniciativa, desenvolvida em parceria com o Sebrae, vai beneficiar cerca de 1.400 alunos, inicialmente

 

 

Na manhã da última quarta-feira (8), a Prefeitura de Várzea Paulista deu início a um projeto inédito no Estado de São Paulo – a implantação do empreendedorismo no currículo escolar da Rede Municipal, para crianças a partir de 6 anos. O feito foi marcado com uma cerimônia, na presença de autoridades, no auditório da Praça CEU da cidade. Após a capacitação dos educadores, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, feito em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), será aplicado nas escolas dos bairros Jardim Mirante, Jardim Buriti e Vila Real – Anos I a V – ainda neste semestre.

 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Bueno, a iniciativa faz com que Várzea Paulista se destaque na área do empreendedorismo. “Nossas crianças serão as primeiras a ter essa formação tão essencial nos dias de hoje. Por meio desse trabalho, vamos preparar uma geração que terá uma visão mais ampla sobre suas capacidades e poder de gerir negócios” ressalta. 

 

Segundo o prefeito Juvenal Rossi, o projeto será um diferencial na educação da cidade. “Nossos alunos serão mais competitivos e melhor preparados para o mercado de trabalho que está se formando. Eles terão uma nova maneira de pensar e temos muito orgulho de poder proporcionar-lhes esse beneficio”, afirma.  O vice-prefeito e secretário de Educação, Rodolfo Braga, reforçou o diferencial do projeto. “Esse é um trabalho que agrega e traz novas perspectivas para as nossas crianças”. 

 

 

Jovens empreendedores

 

Inicialmente, o projeto será implantado em três escolas: os Cemeb’s (Centros Municipais de Educação Básica) Edith Schneider, no Jardim Mirante; Prof. João Batista Nalini, no Jardim Buriti e Prof.ª Juvelita Pereira da Silva, na Vila Real. O intuito é que aproximadamente 1.400 crianças, a partir dos 6 anos, sejam contempladas com a iniciativa, que consiste em desenvolver a cultura empreendedora, tanto na carreira quanto nos negócios. Os alunos vão aprender sobre atitude, habilidades e conhecimentos do setor. 

 

De acordo com o analista de cultura empreendedora do Sebrae, Marcelo Duarte, o conhecimento será passado para os diretores e professores, que depois implantarão os conceitos no cotidiano dos alunos. “Esse é um trabalho que vem para agregar conhecimentos ao que já é desenvolvido nas escolas”, explica. Duarte comenta, que o empreendedorismo, muita vezes chega à vida das pessoas em razão da necessidade. “Com a aplicação dos conceitos desenvolvidos pelo Sebrae, queremos que as crianças aprendam a identificar o empreendedorismo por meio das oportunidades”, conclui. 

 

A capacitação, que teve início nesta quarta, terá continuidade a partir do dia 29 de março. Os encontros semanais terão a duração de dois meses e acontecerão no auditório da Praça CEU.