Prefeitura homenageia funcionárias e outras mulheres de destaque

Esporte e Lazer - Destaques

No Dia Mundial das Mulheres, funcionárias da limpeza dos espaços públicos centrais, entre outras servidoras e munícipes de Várzea Paulista

 

 

O Dia Internacional da Mulher – 8 de março – foi marcado por várias homenagens feitas pela Prefeitura de Várzea Paulista, com muita música, sessões de maquiagem e mensagens motivacionais. Além do destaque – momento no qual a data foi celebrada com servidoras da limpeza, no auditório do Fundo Social de Solidariedade, à tarde, houve espaço para reconhecer o trabalho de outras servidoras, em mais dois momentos. “É necessário haver datas como a de hoje, para reconhecer a importância dessas pessoas para a sociedade”, enalteceu o prefeito Juvenal Rossi, na sede da entidade.

 

As funcionárias que limpam os espaços públicos centrais da cidade (recintos do Paço Municipal e adjacências), além de outras que trabalham na limpeza de ruas, pela prestadora de serviço especializada, viveram uma tarde emocionante. As agentes puderam receber palavras de incentivo da presidente do Fundo Social e primeira-dama, Ângela Rossi. “Trata-se de pessoas que muitas vezes passam despercebidas por quem passa pela rua, por exemplo. O trabalho que elas desempenham é muito importante, pois mantém tudo limpinho. Esse encontro serve para motivá-las e enaltecer a relevância que possuem”, explicou.

 

E, de fato, não faltou motivação. A psicóloga Joyce Britto protagonizou dois momentos importantes nesse sentido – uma palestra, com o tema “Despertando a Linda Mulher que Existe em Você”, e uma dinâmica motivacional. A profissional reforçou que as mulheres precisam se valorizar e não deixar de fazer o necessário à busca de sua realização, para serem felizes e protagonistas de suas histórias em todo o tempo, e não apenas em uma data específica. “A força e a fé de vocês não está no próximo, mas dentro de cada uma de vocês”, encorajou-as. “A partir de hoje, que amanhã também possa ser um 8 de março, pois assim todos os dias viveremos preocupadas também conosco mesmas”, complementou.   

 

Para o prefeito Juvenal, também presente, o Dia Internacional da Mulher é também uma oportunidade de resgatar valores relevantes, como o do respeito às mulheres. “Quando eu estudava, em minha adolescência, lembro que, nos ônibus públicos, nós homens dávamos lugar a todas as mulheres que entravam nesses veículos”, relatou. “Hoje em dia, é preciso que se incentive cada vez mais esse comportamento gentil, respeitoso e amoroso. A essência do mundo passa pelas mulheres, já que elas nos dão a vida”, defendeu.

 

Outro ponto alto da comemoração foi a homenagem feita à Lázara Baldan, a dona Lazinha, que fez 90 anos exatamente no dia 8 de março. Acompanhada de uma filha e uma neta, a senhora muito sorridente, que já trabalhou nas antigas olarias de Várzea Paulista, onde vive desde os 10 anos de idade, quando ainda não havia ocorrido a emancipação, mostrou-se muito contente com a surpresa. Todos os presentes cantaram os parabéns à munícipe, que também teve direito a presente, bolo de aniversário e palavras carinhosas do prefeito. “Sou de 1927, mas tenho muita saúde, graças a Deus”, comemorou.

 

Além das músicas que embalaram o evento, também houve um espaço dedicado a massagens, maquiagem e cuidados da pele facial; sorteio de brindes; e um farto café da tarde.

 

 

Celebração de outros serviços públicos

 

Durante a tarde, também houve várias homenagens feitas a servidoras públicas, na Câmara Municipal, com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais. Uma das professoras da Rede Municipal de Ensino há mais tempo em atividade, Brazilina Fátima Ramos Francisconi, com mais de 30 anos como docente municipal, recebeu uma orquídea das mãos do secretário de Educação e vice-prefeito, Rodolfo Braga. Outra professora homenageada foi Patricie Veralde, por parte do vereador Juarez Cardoso. A guarda civil municipal Vera Lúcia Costa também teve o trabalho reconhecido, com uma orquídea ganha por meio do comandante da GCM de Várzea Paulista, Pedro Eli da Cunha. Para o vice-prefeito, o serviço das mulheres é muito importante para a Prefeitura. “Sou um homem privilegiado. Trabalho diretamente com muitas mulheres ao meu redor – cerca de 85% das docentes e ocupantes dos cargos administrativos da Secretaria de Educação, como as coordenadoras, e posso assegurar a enorme importância do trabalho que realizam”, elogia.

 

Entre muita música, dança e mensagens encorajadoras, destacou-se a palestra feita pela professora Tânia Maura Gomes, com o título “Câncer de Mama e Autoestima”. Além da prevenção da doença, foram abordados outros desafios contemporâneos da mulher, para seu empoderamento, com cada vez mais autoconfiança. Vencedora da doença, ela demonstrou que o tratamento iniciado em 2012, que incluiu radioterapia, quimioterapia e a retirada da mama direita, que foi reconstituída em 2014, não a impediu de lutar pela vida, com muita coragem e otimismo. “Quando parei de me preocupar comigo própria e me dediquei só aos outros, ganhei um câncer de mama e, mais recentemente, um pré-infarto. Cuidar de mim não é uma questão de vaidade, mas sim de sobrevivência”, pondera. O exemplo de luta pela vida e pela emancipação feminina também renderam à professora uma orquídea, como homenagem, por parte da representante do vereador Luiz Ferreira da Silva, sua assessora Gislene Joaquim.

 

 

Outra mulher que foi lembrada e emocionou os presentes foi a antiga moradora em condição de rua, Célia Barbosa, que recebeu a orquídea das mãos do vereador Claudenir Cassiano. A munícipe viveu fora de casa, durante muitos anos, e recebeu todo o apoio de vários setores da Secretaria de Saúde, em conjunto com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), durante a gestão municipal iniciada em 2013. Hoje, é uma outra pessoa e vive em um lar de idosos de Várzea Paulista.

 

Também receberam homenagens as secretárias de Trânsito, Simone Bifani; Assuntos Jurídicos, Dra. Florenides Gaino; e Saúde, Mônica Rodrigues.

 

Ao final do evento, também houve um lanche bem servido.

 

 

 

Reconhecimento

 

Várias professoras e outras servidoras públicas presentes em uma palestra de capacitação do Sebrae, durante a manhã, no auditório da Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), puderam receber uma bela homenagem. Além de palavras de incentivo importantes, por parte do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Bueno, as mulheres receberam rosas e um espelho, como lembranças.

 

 

Momento importante

 

A servidora da área da limpeza, Kelly Cristina, ressaltou a importância histórica de um evento voltado a essas funcionárias. “Foi algo muito bom. Gostei da palestra e da dinâmica feitas pela psicóloga Joyce Britto. É um evento que ajuda a nós, mulheres do serviço público, a enxergarmos nosso papel como pessoas e, principalmente, mulheres dentro do dia-a-dia desse ramo profissional, devidamente reconhecidas junto à Prefeitura e seus governantes”, elogia.

 

Valéria Aparecida da Silva, servidora da limpeza há quase 20 anos, também fez questão de enaltecer a iniciativa. “Vivemos momentos muito bonitos, com as belas palavras do prefeito Juvenal Rossi e o trabalho da Joyce. Essa atividade motiva muito a gente e valoriza nosso pessoal da limpeza”, reconhece.