Prefeitura inicia projeto pioneiro para emagrecimento com saúde

Saúde - Cotidiano

“Seu Peso Sua Saúde” começa a incentivar pacientes com obesidade grau II a terem uma vida saudável e a emagrecer comendo bem

 

 

Nesta terça-feira (7), a Secretaria de Saúde de Várzea Paulista deu início a um projeto pioneiro, o “Seu Peso Sua Saúde”, com o a realização do primeiro encontro. A iniciativa, idealizada pelo médico da Rede Municipal de Saúde, Jorge Fujio Nakashima, tem como objetivo promover saúde e bem-estar entre pessoas com diagnóstico de obesidade grau II, que fazem acompanhamento na Atenção Primária à Saúde da cidade.

 

A abertura do encontro foi realizada pela secretária de Saúde, Mônica Rodrigues. “Sabemos o quanto mudar os hábitos é difícil, mas estamos aqui para, juntos, buscarmos mais qualidade de vida e saúde”, disse. “Desejo a todas muita sorte e força de vontade nesse novo desafio”, encorajou-as.

 

20 pessoas participaram do encontro inicial. Os pacientes tiveram mapeados todos os seus dados pessoais, hábitos de vida e alimentares, peso, altura, circunferência da cintura, além de sintomas físicos e psicológicos.

 

De acordo com a nutricionista Luana de Oliveira Souza, durante os 12 encontros semanais que compõem o projeto, o objetivo é que os pacientes consigam emagrecer entre 5 a 10% de seu peso, além de diminuir a circunferência da cintura. “A cada semana abordaremos um assunto diferente, para orientar e motivar os pacientes na busca pela qualidade de vida”, afirma.

 

 

Emagrecer com saúde

 

O novo serviço tem como foco proporcionar aos participantes: o estímulo para as práticas corporais saudáveis; o autodomínio do corpo e das vontades; o incentivo a uma alimentação qualitativamente saudável e equilibrada; além de promover o emagrecimento saudável e minimizar dores articulares e musculares.

 

O médico Jorge Fujio Nakashima conta que já tinha o desejo de desenvolver esse projeto há vários anos. “Essa é uma necessidade que percebo há muito tempo, e agora, tivemos a oportunidade de desenvolvê-lo”, relata. “No atendimento aos pacientes, percebo que grande parte dos problemas de dores nas articulações e lombalgia é causada pelo excesso de peso”.

 

Segundo o especialista em acupuntura, atualmente o mercado alimentício está mais focado nas vendas do que na qualidade dos alimentos oferecidos. “Queremos que, por meio do conhecimento, as pessoas tenham consciência sobre os melhores alimentos para a sua saúde e os cuidados com a própria vida”, explica o médico.

 

 

 

Metas conjuntas

 

Para a pensionista Clarice Pontes, moradora do Jardim América I, emagrecer em grupo é mais fácil. “Aqui vamos poder trocar experiências e conhecer as dificuldades de cada um. Quando fazia uma dieta sozinha, achava que só eu não conseguia emagrecer, mas hoje sei que não é fácil para ninguém”, comenta. Ela afirma que já começou a mudar os hábitos alimentares. “Meus netos chegam à minha casa e estranham que não há mais doces e bolos. Mas, para mim, a melhor maneira de não comer doces é não tê-los em casa”, fala, consciente.

 

Já a técnica de enfermagem, Lucineide Paulino da Silva, da Vila Santa Catarina, destaca a busca por mais qualidade de vida. “Tenho hérnia de disco, pressão alta e bronquite. Preciso cuidar da minha saúde”, relata. “Estou muito contente e animada com a iniciativa. Espero que, com o trabalho em grupo, eu consiga emagrecer e mudar minha visão sobre a alimentação. Aqui, uma vai incentivar a outra na busca por uma vida melhor”, afirmou Lucineide.