Após liberação de concessionária, Prefeitura retoma obras do Viaduto da Ponte Seca

Destaques

Construção de bases das vigas de sustentação e terraplenagem para a execução da base das fundações estão em andamento

As obras do Viaduto da Ponte Seca foram retomadas nos últimos dias, após a autorização dada pelo MRS, órgão do Ministério dos Transportes, no mês de fevereiro, e com o tempo seco mínimo para a viabilização dos trabalhos. A Prefeitura de Várzea Paulista gerencia, nesta semana, a construção das bases das primeiras quatro vigas de sustentação da nova ligação (que ficarão na parte mais próxima à Marginal do Rio Jundiaí), assim como as escavações necessárias à construção da base das fundações do eixo principal do viaduto.

Já com a base feita, as primeiras vigas devem ter a armação e a concretagem concluídas em 10 dias e as oito restantes também serão concretadas nas próximas semanas, dentro do cronograma de obras existente. A ideia é que, até meados de maio, todas as 12 vigas já estejam inteiramente prontas e com o concreto devidamente seco e com os testes de resistência feitos. Assim, posteriormente, os elementos poderão ser içados, para sustentar a construção do eixo principal da nova via, de forma adequada.

Impedimento burocrático

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Bueno, um dos que acompanha a obra, foi necessário a Prefeitura conseguir uma autorização para a construtora licitada adentrar o trecho do terreno pertencente ao departamento federal. “A obra não será feita no terreno da empresa, próximo à ferrovia, mas a frente de trabalho precisará entrar nele”, explica.

O gestor relata que, no final do ano passado, a obra precisou ser paralisada justamente por não haver essa liberação. “No segundo semestre, como sabíamos que o MRS precisaria autorizar a entrada dos agentes na pequena faixa a ele pertencente, procuramos fazer tudo o que era possível sem ocupar aquele espaço. Contudo, a partir do final de outubro, tivemos de paralisar os trabalhos temporariamente, pois, para a continuidade da obra, seria preciso entrar na propriedade do órgão”.

O prefeito Juvenal Rossi se mostra bastante focado no término dessa importante conquista. “Estamos fazendo todos os esforços necessários, para que as ações transcorram da forma mais rápida possível. Essa nova via atrairá investimentos e será um marco na nossa mobilidade urbana, segundo o nosso ideal de tornar Várzea Paulista moderna, atrativa e possuidora de um trânsito cada vez mais seguro e bem planejado”, destaca.

Últimas fases

Até o início de 2018, será executada a etapa final da construção, que compreende a execução das duas alças de acesso, que partem da Avenida Marginal do Rio Jundiaí; o eixo principal do viaduto; o lançamento da última camada de massa asfáltica sobre um trecho da Rua Manoel Dias Ruivo, que dará acesso da Avenida Duque de Caxias ao viaduto e nas partes do viaduto em si; por fim, serão realizadas todas as instalações elétricas e demais trabalhos necessários para a iluminação do novo acesso.

Tráfego melhorado

No segundo semestre de 2016, a construtora concluiu os trabalhos de drenagem da Rua Manoel Dias Ruivo e realizou a primeira parte de sua pavimentação.

Em junho do mesmo ano, o muro de gabiões (estrutura de pedras), que dará sustentação à alça de acesso à nova via, foi concluído. Também foram feitas adaptações gerais e, especificamente, no projeto da construção do eixo principal da nova via, que ficará sobre a ferrovia.

Outras manutenções do projeto foram concluídas, assim como os serviços de drenagem e pavimentação na Rua Richard Klinger.

Conquista para a mobilidade urbana

Está prevista, no projeto, a construção de uma passagem superior à linha férrea, para ligar o bairro Ponte Seca à Avenida Duque de Caxias, na secção próxima ao Jardim Promeca. O viaduto será uma alternativa para acessar bairros das Zonas Norte e Leste do município e desafogar o Viaduto dos Emancipadores, sobrecarregado em alguns horários.

O investimento total inicialmente previsto é de R$ 3.484.034,96 – recursos do Governo Estadual – dos quais R$ 984.034,96 consistem na contrapartida da Prefeitura de Várzea Paulista.