Várzea Paulista participa de encontro dos comandos das GMs da região de Jundiaí

Governo e Administração - Destaques

Segundo o comandante da GCM varzina, Pedro Eli da Cunha, principal decisão foi a proposta de alteração da Lei do Aglomerado Urbano de Jundiaí, com o acréscimo da segurança pública como prioridade

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Várzea Paulista foi representada por seu comandante, Pedro Eli da Cunha, no encontro de comandantes e secretários das Guardas Municipais dos municípios do AUJ, durante a manhã da última quinta-feira (23). Na Sala de Audiências da GM de Jundiaí, vários temas foram debatidos, para a segurança da região, de maneira dinâmica e produtiva. “A principal decisão foi a de criar uma minuta para a discussão e elaboração de uma alteração na Lei do AUJ, para que a segurança pública seja também descrita no texto como um tema prioritário e, assim, seja mais fácil obter recursos para esse setor nas cidades da região”, relata.

O comandante conta que já havia feito um pedido semelhante ao deputado federal Miguel Haddad, em Brasília, há poucos dias e, agora, com a demanda em foco pelo AUJ, o processo ganha ainda mais força e em breve deve chegar ao legislativo estadual. “No próximo encontro dos comandos das guardas, que será em Várzea Paulista, vamos fazer uma nova discussão e apresentação de possíveis emendas. Com a presença de um deputado estadual de nossa região, queremos que isso se torne projeto de lei o quanto antes e seja levado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Assim, quando aprovado, o texto incluirá a segurança pública como o oitavo tema do Artigo 5º, com o acréscimo de mais um inciso”, explica.

Outro ponto importante foi o destaque dado pelo comandante da GM de Jundiaí e organizador do encontro, inspetor Cláudio Ferigato, à proposta de criação de um Centro de Formação Integrado para os guardas do AUJ. Com o novo órgão, cada um dos municípios poderia contribuir de alguma forma, com docentes que seriam disponibilizados pelas próprias instituições. O objetivo da medida é buscar o reconhecimento técnico profissional no campo da educação, por meio de instrutores reconhecidos pela Polícia Federal.

Próxima discussão

Os gestores das Guardas Municipais do AUJ vão discutir o tema novamente na Câmara Municipal de Várzea Paulista, na manhã do próximo dia 13 de abril.