Volume recolhido é resultado de ação intensiva de conscientização, com 1429 visitas domiciliares realizadas
O Setor de Vigilância e Controle de Zoonoses e Vetores de Várzea Paulista conseguiu retirar, de 6 a 11 de fevereiro, aproximadamente 50 toneladas de materiais inservíveis de residências do Jardim Bertioga, como pneus, que muitas vezes acumulam água e geram focos de dengue. A ação fez parte de uma intensificação do combate à doença, no bairro: a equipe realizou as visitas domiciliares convencionais e orientou os moradores sobre as datas nas quais o caminhão de cata-treco passaria em cada rua, além dos tipos de itens que seriam recolhidos. De acordo com o coordenador do órgão, Eder Carmanini, a área do Jardim Bertioga foi selecionada pelo seu aspecto epidemiológico.
Com a conscientização feita nas 1429 residências visitadas, foi possível recolher uma variedade considerável de objetos sem utilidade para os moradores. “Retiramos do interior dos imóveis diversas coisas, como pneus, sanitários, pias, tanques, móveis velhos recicláveis, entre outros”, informa.
Todo o processo – planejamento, escolha e delimitação da área; visitação dos imóveis com a informação dos itens que poderiam ser descartados; acompanhamento do trajeto dos caminhões até a total destinação dos resíduos; e adequação do espaço cedido no Ecoponto da cidade -, foi realizado pelo setor de Vigilância e Controle de Zoonoses e Vetores.
Como destinar corretamente os resíduos
Várzea Paulista conta com o Ecoponto, que recebe gratuitamente: pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica e eletrodomésticos. O órgão está localizado na Rua Atroaris, s/n – Jardim Continente e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 13 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente: 4606-8666.