Várzea Paulista reforça parceria com o programa Primeiríssima Infância

Governo e Administração - Destaques

Prefeito Juvenal Rossi assina uma carta de intenções, por meio da qual se compromete a continuar o trabalho já desenvolvido na cidade na área

Nesta sexta-feira (17), o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, participou de um encontro no CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Jundiaí, no qual assinou uma carta de intenções para dar continuidade ao programa São Paulo pela Primeiríssima Infância. Também participaram do encontro os prefeitos das cidades de Jundiaí, Cabreuva, Itupeva, Jarinu, Itatiba e Morungaba; além de representantes da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e do Estado.

O prefeito destacou ser um grande entusiasta da iniciativa. “Desde quando atuava pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de nossa cidade, sei da importância dos exames preventivos, do contato direto dos pais com os filhos e do estímulo desde os primeiros meses de vida”, afirma. “O Primeiríssima Infância é um programa que vai fortalecer o futuro da sociedade”, complementa.

Primeiros anos de vida

Várzea Paulista participa da ação desde 2012, que é baseada em capacitação, articulação, mobilização e sensibilização, e se desenvolve por meio de um trabalho intersetorial, entre as áreas da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

Atualmente 32 municípios, de quatro regiões do Estado – Coração de Araraquara, Votuporanga, Itapeva e Litoral Norte, participam do programa. O intuito, segundo representantes do Governo Estadual, que é a ação seja expandida, atingindo 100 cidades paulistas.

Para o diretor da Atenção Básica do Estado, o médico Arnaldo Sala, o desafio é organizar políticas públicas que incentivem o desenvolvimento infantil. “Com o programa temos resultados significativos na diminuição da incidência de doenças; em melhoras no desenvolvimento de linguagem e cognitivo; e na habilidade de comunicação e na maturidade emocional”, explica. “Essas são conquistas que esse ser humano vai levar para a vida toda e, futuramente, serão refletidas na sociedade”, analisa.

O trabalho não para

O Comitê Municipal para o Primeiríssima em Várzea Paulista já está desenvolvendo ações e muitas outras estão agendadas. Em março, será realizada uma sensibilização de entidades parceiras para que o trabalho seja ampliado; e, de abril a julho, serão feitas as reedições do programa, na cidade.