SOS Cristão tem trabalho apresentado a vereadores

Saúde - Cotidiano

Representantes do legislativo eleitos em 2016 conhecem estrutura e feitos positivos da casa que acolhe e trata pessoas em vulnerabilidade social

Vereadores de Várzea Paulista que iniciaram sua legislatura em janeiro puderam conhecer, na tarde da última segunda-feira (13), um pouco do destacado trabalho realizado no programa SOS Cristão, que acolhe e trata pessoas em vulnerabilidade social em razão do uso de drogas. Na sede da unidade de acolhimento, no Jardim Bertioga, foram expostos frutos recentes do trabalho feito pela ONG SOS Cristão em parceria com a Prefeitura, além de outros detalhes. A breve apresentação foi conduzida pela coordenadora técnica da entidade, Tailane Souza. “A ideia foi estabelecer um diálogo com os parlamentares e apresentar-lhes o que já se realizou, além do planejamento para este ano”, explicou a psicóloga.

O trabalho do órgão tem como foco atender pessoas que se encontram em situação de rua ou necessitando de atendimento social e de saúde. Dessa forma, objetiva-se garantir o direito à cidadania, por meio da promoção da inclusão social e da reintegração familiar e, consequentemente, resgatar a autoestima desse contingente desfavorecido.

Outra explicação dada foi em relação à atual natureza jurídica da instituição. Após o primeiro convênio firmado entre a ONG e a Prefeitura, firmado em julho de 2015, o SOS ficou caracterizado como abrigo, que não podia atender idosos e pertencia à rede do SUAS (Sistema Único de Assistência Social); com o aditivo ao contrato feito em abril de 2016, o local passou a ser uma unidade de acolhimento da saúde, que agora atende idosos e é totalmente interligado à Rede de Saúde. De acordo com a Portaria Federal 121 de 12/05/12, do Ministério da Saúde, o SOS é hoje um braço do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e pertence à RAPS (Rede de Atenção Psicossocial). “Assim, oferecemos o acolhimento em sua totalidade, garantido por essa rede”, destaca a gestora.

Os casos podem ser encaminhados ao órgão por várias portas de entrada: CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), CRASs (Centros de Referência de Assistência Social), Fundo Social de Solidariedade, CAPS, Hospital Municipal, Conselho Tutelar, entre vários outros órgãos, instituições da sociedade civil, igrejas e até equipamentos públicos de outros municípios.

Serviços prestados

Os casos são diversos: endividamento e situação de rua, em razão de desemprego; dependência química, entre outros. “O objetivo do SOS é tirar a pessoa daquela situação de vulnerabilidade”, explica Tailane.

Para fazer parte do projeto, o munícipe deve estar aberto à oportunidade de sair da atual condição e apresentar mudanças de atitudes e comportamentos. Realiza-se um trabalho de reinserção no contexto social, devolvendo a dignidade ao assistido.

Quando necessário, fazem-se os documentos pessoais, triagem de saúde, para atualizar vacinas e realizar alguns exames, como de HIV, sífilis e hepatite.

Segundo a coordenadora, dentro do possível, localiza-se a família e são dados orientações e encaminhamentos ao mercado de trabalho. “Buscamos a reinserção familiar quando possível”.

Para ter acesso ao atendimento, é necessário que a pessoa siga as regras estipuladas pelo projeto, uma vez que o SOS passa a ser um lar temporário. O assistido deve frequentar os trabalhos oferecidos pela casa, como oficinas terapêuticas e atividades laborais, realizadas em parceria com as redes de saúde e assistência social, segundo as políticas do SUS (Sistema Único de Saúde) e do SUAS.

O órgão realiza um acompanhamento, por monitores, psicólogas e assistentes sociais, que avaliam o comportamento dos assistidos. Se, no período em que permaneceu na casa, o munícipe cumpriu as regras e demonstrou comprometimento com a mudança de vida, é encaminhado para o mercado de trabalho.

Dados de destaque em 2016

293 pessoas foram atendidas;

18.628 refeições foram oferecidas;

130 atendimentos, em UBSs (Unidades Básicas de Saúde);

72 documentos regularizados;

45 pessoas encaminhadas novamente às suas casas;

44 atendidos encaminhados ao mercado de trabalho pelo SOS Cristão.

Parcerias importantes

Os parlamentares presentes também puderam conhecer um pouco sobre as importantes parcerias feitas com entidades ou organizações.

Como exemplo, os assistidos têm dado uma importante contribuição à sociedade com a confecção de enfeites natalinos, feitos com materiais recicláveis, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. No ano passado, a decoração do Natal Iluminado Sustentável enfeitou vários pontos da cidade, com o reaproveitamento de mais de 150 garrafas PET.

Outro modelo de parceria bem-sucedido foi o feito com instituições de ensino. Os assistidos puderam ter a consciência sobre a importância da prática esportiva como forma de reinserção social, graças a um trabalho de estagiárias de psicologia da Faculdade Padre Anchieta, de Jundiaí. Em 2014, foi inclusive realizada uma partida de futsal, entre assistidos e uma equipe da faculdade. Após essa iniciativa, foram desenvolvidos outros sete projetos, com diversos focos, em parceria com os alunos do curso.

Projetos em vista

Entre as iniciativas para 2017, está o projeto de contrapartida para a sociedade, que está sendo viabilizado pelo SOS. Durante todo o ano, será oferecida aos assistidos uma capacitação sobre jardinagem e roçagem. A parte prática do curso será executar essas ações nos espaços públicos de saúde do município e os assistidos terão essa formação, para pleitearem vagas no mercado de trabalho.

Mais informações

As pessoas interessadas em realizar doações ou auxiliar voluntariamente o SOS Cristão devem entrar em contato pelo telefone 4493-2895. O endereço é Rua 2, nº27 – Jardim Bertioga.