Vila Real recebe dois novos cursos profissionalizantes

Escola Profª. Juvelita Pereira da Silva, da Vila Real, sedia cursos preparatórios de auxiliar administrativo e técnicas de vendas, a partir do próximo dia 15; inscrições começam na terça-feira (7)

 

 

A Prefeitura de Várzea Paulista fez o anúncio oficial de dois cursos básicos gratuitos – auxiliar administrativo e técnicas de vendas -, em reunião de pais realizada no Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Profª. Juvelita Pereira da Silva (Vila Real), na tarde da última sexta-feira (3). O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno, expôs aos pais presentes as informações gerais sobre as aulas, realizadas em parceria pela Prefeitura e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, além das regras para as inscrições.

 

De acordo com o secretário, cada um dos cursos terá a carga horária de 160 horas e será ofertado aos contemplados, durante a noite, de segunda a sexta-feira, na escola da Vila Real, de 15 de fevereiro a 29 de março. Além do diploma, os alunos que comprovarem 100% de frequência nas aulas receberão uma ajuda de custo de R$ 330,00 por mês. Os cursos serão inteiramente gratuitos e não haverá, sequer, custos com material escolar. Após o término e aprovação, os alunos recebem um diploma emitido pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico de Várzea Paulista e do Estado de São Paulo. 60 vagas estão sendo disponibilizadas, além de outras 30 de fila de espera, que serão contempladas caso haja desistências na primeira semana de curso.

 

Os interessados devem ser maiores de 16 anos, ter concluído o Ensino Básico (1ª à 5ª série), e comprovar que estão desempregados atualmente. As inscrições poderão ser feitas na própria escola ou no Facilita, a partir de terça-feira (7), das 9 às 16 horas. Os munícipes precisam levar os seguintes documentos originais, com cópias simples: RG, CPF e comprovante de residência.

 

A escola Juvelita Pereira da Silva está localizada na Rua Montes Claros, 50 – Vila Real; o Facilita fica na Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar.

 

 

Momento único

 

Para a diretora da unidade escolar, Edilene Fernandes, a comunidade local vive mais uma importante conquista. “Os cursos básicos serão muito importante, até porque a região precisa disso e a população vai ficar muito agradecida. Com as aulas, os munícipes serão ajudados a terem o empreendimento próprio. Muitos aqui inclusive já trabalham com vendas, mas não sabem administrar o dinheiro de forma correta. Creio que essa formação será muito importante para a população e para nós também, porque vai valorizar nossa escola e o bairro”, explica.

 

O secretário endossa a importância histórica da nova capacitação que está sendo oferecida. “Vimos a necessidade que esta região tem desse tipo de qualificação e por isso direcionamos o curso para cá. As aulas vão ajudar muito os munícipes daqui e lhes darão inclusive retorno financeiro”, celebra.

 

 

Aprovação

 

Moradora da Vila Real há 23 anos, Ariane dos Santos se mostrou bastante interessada. “Esta iniciativa que está contemplando nosso bairro abre várias oportunidades para aqueles que têm interesse. Eu vou tentar conseguir uma vaga e aconselho a todos que façam o mesmo sim, porque é um investimento no futuro. Não será perda de tempo, como horas gastas à noite, em uma balada, por exemplo”, pondera.

 

Cícera de Lima mora no bairro há 11 anos e também se mostrou satisfeita com a nova oportunidade de estudos. “É uma ocasião muito boa que chega para quem deseja ser alguém na vida. Aconselho que as pessoas contempladas façam todas as aulas, porque será algo muito bom”, avalia.

 

 

Educação Empreendedora

 

O secretário municipal também aproveitou a oportunidade da reunião para informar aos presentes que professores da escola da Vila Real serão capacitados a partir de março pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Os docentes vão inserir na grade curricular do segundo semestre das crianças da unidade cinco cursos de empreendedorismo, tudo por conta da empresa. A ação é resultado de uma parceria firmada no ano passado, entre a instituição e a Prefeitura de Várzea Paulista. “As crianças terão conhecimentos básicos sobre como montar um negócio e noções da parte administrativa, relativa aos comportamentos mais adequados em uma instituição empresarial”, relata.