58 profissionais recebem orientações sobre coleta de amostras de merenda e procedimentos burocráticos
O Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Edite Schneider – Jardim Mirante – sediou, na manhã da última quarta-feira (1), mais uma edição do Treinamento de Cozinheiras Escolares. Nutricionistas da Prefeitura e da prestadora de serviços Coelfer orientaram 58 profissionais, de maneira bastante prática, a colher corretamente amostras das merendas e realizar os impressos necessários, como por exemplo, os registros de estoques; também foram feitas algumas práticas culinárias. “Essa formação contribui, de forma benéfica, para um excelente desenvolvimento do trabalho cotidiano, ao longo do ano letivo, e o oferecimento de alimentação de qualidade aos alunos da Rede Municipal de Ensino”, explica a nutricionista da Prefeitura, Raquel Coelho, uma das que conduziu a reunião.
Segundo Raquel, as amostras das merendas são muito importantes, pois garantem que se realizem análises dos alimentos, caso necessário. “As agentes precisam fazer corretamente esse procedimento, pois se trata de uma norma de segurança alimentar”, complementa.
As cozinheiras também receberam orientações sobre o correto preenchimento dos impressos. Trata-se de documentos que garantem trâmites corretos, como o controle de saída de alimentos ou chegada de novos itens aos estoques.
Em outro momento das oficinas, houve espaço para a prática culinária. “Foi possível treinar com elas algumas técnicas gastronômicas, como o ponto do molho de macarrão, por exemplo”.
Também participou do encontro a presidente do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), Maria Aparecida Martins.
Diretrizes nacionais
Segundo a servidora, o treinamento permite atender um dever estabelecido pelas regras do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Este ano, mais um treinamento será realizado. Todos os municípios precisam realizar as oficinas, duas vezes por ano.