Sarau Cultural homenageia Heitor Viola e emociona familiares

Esporte e Lazer - Destaques

Música caipira, “causos” e várias outras atrações marcam na história a vida do líder da Orquestra de Violeiros Flor de Várzea, falecido em dezembro de 2016

O primeiro Sarau Cultural de 2017 foi histórico. Artistas de Várzea Paulista e até mesmo de outras cidades da região protagonizaram o encontro, no lotado Auditório do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) de Várzea Paulista, na noite da última sexta-feira (27). O evento, marcado pela música caipira e diversas homenagens ao violeiro varzino Heitor Gois Maciel, o Heitor Viola, emocionou seus familiares presentes e registrou o legado deixado por um dos maiores artistas da cidade, falecido no mês passado, aos 62 anos.

Em mais de duas horas de apresentações, houve 19 performances de modalidades artísticas variadas. A música caipira da Orquestra de Violeiros Flor de Várzea, que Heitor ajudou a criar, foi o destaque, ao abrir e encerrar as apresentações.

Outro ponto alto que tocou os presentes foi uma crônica especial, feita pelo locutor Anal Lopes. “O texto foi uma retrospectiva muito interessante. Os espectadores puderam conhecer um pouco sobre a história de Heitor Viola, com a narração de episódios como o nascimento e o casamento dele, o trabalho e suas importantes contribuições para a cultura da cidade”, relatou o secretário adjunto de Cultura, José Moreyra.

Também chamaram a atenção as homenagens feitas pela dupla sertaneja Buoena Jones & Manhanini e pelo conhecido “Pai Walter”, do Candomblé da cidade, com o seu “causo” bem-humorado.

A família de Heitor recebeu um quadro, com uma arte feita em homenagem ao violeiro, assinada por participantes do evento. Uma cópia ficou inclusive com o secretário, para ser exposta na Sede da Secretaria Adjunta de Cultura. Heitor Viola sempre participou dos Saraus Culturais, inclusive. “Ele também nos ajudou muito nas várias edições do Viola com Feijão, evento que leva música caipira e nosso prato típico, tutu à Várzea Paulista, a vários estabelecimentos comerciais da cidade”, complementa o gestor.

Emoção e apelo

Um das mais emocionadas com a homenagem ao violeiro, Eva Camargo de Gois, sua esposa, fez questão de pedir que a Orquestra de Violeiros Flor de Várzea tenha continuidade, com o empenho de quem fica. “Pedi que o trabalho seja mantido, pelo nome de meu esposo. Ele dava a vida por esse grupo. Pedi que os violeiros continuem a atuar com amor”, declarou.

Segundo ela, o número de atrações em homenagem ao artista foi surpreendente. “Eu gostei muito e nossa família adorou o encontro”.

Variedade e comida boa

Outras atrações foram realizadas, como as divertidas histórias do cotidiano (causos), a performance musical do ótimo cantor Tio Balinha e as apresentações dos professores e alunos da Escola Municipal Música e Arte, de Várzea Paulista – aprendizes diferentes tocaram trombone, percussão e violão. Membros do Conselho Municipal de Cultura também participaram do evento. Depois das apresentações, todos os presentes puderam saborear os tradicionais petiscos.

Sobre o Sarau Cultural

Os encontros, gratuitos e abertos para quaisquer artistas, são realizados todas as últimas sextas-feiras do mês, no Auditório do CEU. O espaço fica na Rua João Póvoa, s/n – Jardim do Lar, próximo ao Facilita.