Meio Ambiente e Vigilância Sanitária de Várzea Paulista participam de reunião do Comitê PCJ

Meio Ambiente - Destaques

Encontro serviu para debate de ações do Programa Município Verde-Azul e regularização de poços, cacimbas e tubulares

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária de Várzea Paulista participaram, na última sexta-feira (20), da 65ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Outorgas e Licenças (CT-OL) dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), que foi realizada no Parque do Morango Duílio Maziero, em Jarinu.

De acordo com o técnico em Gestão Rafael Tamberline, da pasta do meio ambiente, os principais temas debatidos no encontro foram as ações do Programa Município Verde Azul 2017 e a regularização de poços, cacimbas e tubulares, principalmente no bairro Jardim Gauchinha.

Segundo ele, mesmo após a inauguração do Projeto Vida Cristalina no bairro, em junho de 2015, que leva água potável à região, poucos moradores aderiram ao programa. “Estudos indicam que a água de poços, cacimbas e tubulares, que são os mais simples e rasos, podem estar com suas águas contaminadas”, relata. “Mesmo que não haja alteração na cor, cheiro ou gosto, as pessoas podem estar consumindo uma água imprópria”, alerta.

Para isso, será montado um grupo de trabalho conjunto entre o DAEE, Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Sabesp visando à regularização dos poços existentes ou ligação da residência na rede da Sabesp.

Município Verde Azul

O grupo também participou de uma palestra sobre o projeto Município Verde Azul, que destacou as ações que nortearão o programa em 2017 e deu orientações de como as cidades podem se enquadrar para participar das atividades.

“Desde que retomou as atividades do Município Verde Azul, em 2014, o município tem subido gradativamente no ranking”, informa Tamberline. “Vamos nos adequar às normas para conquistar o selo do programa e, assim, pleitear recursos para a área ambiental da cidade”, finaliza.