Banco do Povo de Várzea tem inadimplência zero

Desenvolvimento Econômico - Destaques

Munícipes varzinos lideram o ranking de pagamentos em dia, em todo o Estado de São Paulo

O Banco do Povo de Várzea Paulista celebra uma nova conquista: a unidade tem um índice de inadimplência zero, acima de 30 dias. Ou seja, nenhum dos munícipes varzinos que emprestam dinheiro da instituição deixam de pagar seus débitos em dia. Um dos fatores responsáveis pela conquista da inadimplência zero tem nome e sobrenome. É a agente de crédito Cida Assumpção. Ela é a responsável por liberar os empréstimos e fazer todo o acompanhamento da compra. O empréstimo é criterioso, mas é o que garante a qualidade do serviço. “Acompanho todos os passos, desde a apresentação dos orçamentos à compra do material e à devida comprovação da utilização”, explica.

Além disso, seguindo os critérios do Procon, Cida faz uma cobrança ativa, aos clientes do Banco do Povo, quando necessário. “Faço ligações e explico como proceder, informando sempre sobre as consequências do atraso, como o nome ser enviado para o SPC/Serasa”, relata.

O índice obtido chamou a atenção do prefeito Juvenal Rossi, que realizou, na tarde de sexta-feira (27), uma visita ao local. O gestor fez questão de conferir os números e conhecer ainda mais o trabalho realizado. “Fiquei muito feliz em ver que o povo varzino honra suas dívidas e contribui para o desenvolvimento da cidade”, diz. O prefeito parabenizou a equipe do Banco do Povo. “Agradeço a todos os envolvidos, por realizarem seu trabalho com competência e amor. A inadimplência zero é um reflexo de que o serviço realizado está acima da média”, conclui.

Desde sua implantação na cidade, em 2013, o Banco do Povo já emprestou mais de R$ 2,6 milhões, em 656 contratos. Atualmente, 104 contratos estão ativos na instituição.

Empreendedores

A clientela do Banco do Povo é formada, em sua maioria, por sacoleiras, condutores escolares e manicures – pequenos empreendedores que fomentam a economia da cidade. “Os empréstimos incentivam o pequeno comerciante ou prestador de serviço a se formalizar. Aqui passo todas as orientações e explico os benefícios de ter toda a documentação em dia”, afirma Cida.

Banco do Povo Paulista

O Banco do Povo Paulista (BPP) é o programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com as prefeituras, conforme disposições previstas na Lei Estadual nº 9.533, de 30 de abril de 1997 e no Decreto Estadual nº 43.283, de 3 de julho de 1998.

O objetivo do programa é oferecer financiamentos para empreendedores formais ou informais, associações e cooperativas produtivas ou de trabalho, para capital de giro e investimento fixo. Com isso, pretende-se promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades.

A taxa de juros é de apenas 0,35% ao mês, pré-fixados. Primeiro crédito para pessoa física até R$ 3 mil para capital de giro, em até 24 parcelas. Para aquisição de equipamentos em até 36 vezes. Para pessoas jurídicas, incluindo MEI (Microempreendedor Individual), primeiro crédito até R$ 7,5 mil, para capital de giro em até 24 parcelas e para aquisição de equipamentos em até 36 vezes.

A condição de financiamento inicial para pessoa física é residir no município. Para pessoa jurídica, o empreendedor pode residir em outro município, mas a empresa formal deve estar localizada em Várzea Paulista. Além disso, não podem haver restrições cadastrais no SPC, SERASA e CADIM.

O Banco do Povo está localizado no prédio do Facilita, na Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar. Telefone de contato 4596-7564.