Comitê planeja ações do Primeiríssima Infância em 2017

Saúde - Cotidiano

Membros discutem planejamento de ações previstas, em especial a 5ª Semana do Bebê, e estratégias para quantificar resultados

O Comitê Municipal para a Primeiríssima Infância de Várzea Paulista realizou a primeira reunião deste ano, na tarde da última sexta-feira (20), nas instalações da Secretaria de Saúde. Segundo a articuladora municipal do programa na cidade, Elaine Zanetti, as representantes das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social discutiram as ações do Programa Primeiríssima Infância, previstas para 2017. “A partir de agora, também vamos passar a quantificar os resultados das iniciativas previstas”, complementou.

De acordo com a gestora, entre as ações voltadas sobretudo ao bom cuidado das crianças de 0 a 3 anos e suas mães, estão as capacitações dos servidores envolvidos e os eventos da 5ª Semana Municipal do Bebê, que será realizada na primeira semana de agosto.

Ter os dados dos resultados das atividades quantificados será importante para que os balanços das ações fiquem melhor organizados, segundo a articuladora. Com o avanço do programa na cidade, isso também será importante para informar o sucesso das iniciativas ao Comitê Regional pela Primeiríssima Infância.

Durante o encontro, a articuladora também informou que já está havendo uma busca de recursos federais para ajudar a custear as atividades intersetoriais organizadas pelo Comitê.

Importância dos encontros

Segundo Elaine, as reuniões do Comitê, que têm sido realizadas mês a mês, ajudam a melhorar o rendimento das áreas envolvidas com o Primeiríssima Infância. “Profissionais das três pastas se encontram aqui e trazem as demandas de cada uma delas, para que as ações sejam feitas da melhor forma possível. Quando sabemos quem responde por cada órgão fica mais fácil dialogarmos”, relatou.

Sobre o programa

A iniciativa visa a cuidar bem das crianças durante as primeiras fases da vida: primeiríssima infância (0 a 3 anos), especificamente e primeira infância (0 a 6 anos), como um todo. A FMCSV, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, investe na formação e humanização dos servidores públicos de forma intersetorial – educação, saúde e assistência social – com enfoque nas crianças e em suas famílias.