Prefeitura inicia construção do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos em fevereiro

Meio Ambiente - Destaques

Galpão funcionará como primeiro espaço da cidade próprio para separação de diferentes materiais recicláveis

As obras da construção do primeiro Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de Várzea Paulista terão início na próxima semana, no Condomínio Industrial São Luiz. Segundo o secretário Josué Santana, as fundações devem começar a ser executadas, como sustentação do prédio, na primeira quinzena de fevereiro, assim que houver um tempo mínimo sem chuvas, para que o solo fique adequado aos trabalhos necessários.

A empresa contratada já instalou seu canteiro de obras e está finalizando a demarcação do terreno, no Condomínio Industrial Parque São Luis. Segundo o secretário Josué Santana, as fundações devem começar a ser executadas, como sustentação do prédio, na próxima semana.

Agentes da Prefeitura já concluíram a terraplenagem do terreno, no começo deste mês. O tempo estimado para o término da obra é de três meses, se as condições de tempo permitirem.

Trabalho ambiental

O galpão de 229 m² ficará localizado em um terreno do Condomínio Industrial São Luiz, cuja entrada fica em frente à empresa Ad’oro.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, João de Lima, após a conclusão da construção, objeto do contrato em vigência, a Prefeitura viabilizará uma forma de realizar, no espaço, a separação dos materiais recicláveis. “Com a coleta seletiva, reunimos os resíduos como sacolas, papelão e vidro e precisamos separá-los por categorias, pois são comercializados de maneira separada”, adianta.

Investimento

O valor total do investimento é de R$ 235.279,02. Os recursos são fruto de convênio entre Prefeitura, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).