Inscrições para o alistamento militar estão em andamento

Governo e Administração - Destaques

Jovens que completam 18 anos, em 2017, devem comparecer à Junta de Serviço Militar até 30 de junho

 

O alistamento militar para os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 já pode ser feito. Os rapazes devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) de Várzea Paulista até o dia 30 de junho deste ano.

 

Os documentos necessários para a efetivação do alistamento são: certidão de nascimento original, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, RG, CPF e uma foto 3×4 recente. O alistamento dentro do prazo legal é gratuito.

 

O Ministério da Defesa liberou o alistamento militar online, mas para os residentes em Várzea Paulista o serviço não está ativo.

 

A Junta de Serviço Militar de Várzea Paulista está localizada na Avenida Fernão Dias Paes Leme, nº 284 – Centro. O funcionamento é das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4606-1381.

 

 

Obrigatoriedade

 

O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

 

Todo ano, cerca de 2 milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 200 mil são incorporados às Forças Armadas.