Prefeitura realiza amistoso de futsal do Novembro Azul

Notícias

Servidores se divertem, fazem muitos gols e são conscientizados sobre importância da prevenção do câncer de próstata

 

Servidores da Prefeitura de Várzea Paulista participaram, na manhã do último sábado (26) de uma partida amistosa de futsal, realizado no Ginásio Vila Popular, como parte da Campanha Novembro Azul, na cidade.

 

Depois da partida, bastante descontraída, os funcionários puderam se confraternizar, com um café da manhã, e receberam panfletos de orientação. Segundo a secretária de Saúde, Mônica Carvalho, o esporte foi escolhido justamente para atrair os homens. “Queremos reforçar a importância de todos fazerem a prevenção do câncer de próstata”, explicou.

 

Um dos jogadores mais animados e eficientes, o funcionário da administração geral da Secretaria de Saúde, José Roberto Spinucci, prestes a se aposentar, destacou a relevância da iniciativa. “Este jogo faz uma integração da rede de saúde do município, além de permitir a conscientização. Eventos assim são importantes para reunir o pessoal e o futebol cumpre esse papel, pois une todo mundo”, afirmou.

 

Jurandir Camargo, do Setor de Ambulâncias, esbanjou técnica ao longo do jogo. Servidor da Prefeitura há 15 anos, ele também elogiou a realização do evento. “É um momento que ajuda a conscientizar os homens, divulgando a importância dos exames”, reconheceu.

 

Para o prefeito Juvenal Rossi, que fez questão de prestigiar o jogo, Várzea Paulista demonstra que está em sintonia com o restante do Brasil, que participa do Novembro Azul e que dá a devida importância ao trabalho preventivo. “Nós, homens, sabemos da importância da prevenção do câncer de próstata”, complementou. “Queremos reforçar o quão relevante é se prevenir e usamos esse apelo do esporte, para atrair os homens”, finalizou.

 

Sobre a campanha

 

Durante todo este mês, cada uma das unidades está enfeitada de azul, como alusão ao Novembro Azul. Os servidores têm intensificado à população, nas salas de espera, a importância de que os homens tomem os devidos cuidados com relação à doença, realizando inclusive o exame de sangue que identifica a doença (PSA).

 

Alguns dos equipamentos estão inclusive realizando atendimentos aos sábados, para poderem fazer mais desses procedimentos. Para mais informações, os homens devem procurar a unidade mais próxima de suas residências.

 

Também houve uma importante palestra com médico urologista, Dr. Eduardo Battel, na Câmara Municipal, na segunda-feira (28), acerca de aspectos sobre a prevenção da doença, que foi explicada, resumidamente. A ideia foi conscientizar os homens sobre a importância de realizarem os exames necessários.