Prefeitura promove palestra sobre prevenção do câncer de próstata

Notícias

Ter uma alimentação saudável e realizar exames anualmente são importantes na hora da prevenção

 

Nesta segunda-feira (28), em celebração ao Novembro Azul, a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma palestra com o médico urologista Dr.Eduardo Battel, que falou sobre o câncer de próstata para uma plateia que lotou a Câmara Municipal. Mais de 100 pessoas participaram, a maioria homens, público-alvo do evento.

 

O especialista destacou que a importância da prevenção da doença. “Levar uma vida saudável, praticar atividades físicas e anualmente realizar exames preventivos diminui as chances de desenvolver a doença”, informou.

 

O médico ainda enfatizou que a campanha tem contribuído e muito com o diagnóstico precoce. “O homem se cuida menos do que a mulher. Essa campanha reforça a importância do homem ir ao médico, e nos últimos anos isso tem apresentado resultados positivos”, concluiu.

 

Durante a palestra de quase uma hora, Battel destacou dados importantes relacionados à enfermidade: somente em 2016, 61 mil novos casos de câncer de próstata foram registrados; a doença atinge um em cada seis homens.

 

O médico aproveitou a oportunidade para esclarecer questões importantes, como a realização do exame de sangue PSA e o exame digital (toque), anualmente.

 

O homem que apresenta antecedentes da doença na família deve realizar os exames a partir dos 45 anos de idade; quem não apresenta deve fazê-lo a partir dos 50 anos. “O câncer de próstata, diagnosticado de forma prematura, tem enormes chances de cura”, concluiu Eduardo Battel.

 

Para a Secretária de Saúde de Várzea Paulista, Mônica Rodrigues Carvalho, a palestra atingiu seu objetivo. “O público-alvo compareceu em bom número, fez perguntas, tirou dúvidas e a maneira simples do Dr. Eduardo falar sobre o assunto contribuiu muito”.

 

Sem dúvidas!

 

Com idade para realizar os exames, Amauri Freitas relata que até então a falta de informação e o egoísmo não o levaram para um consultório médico, porém após a palestra onde conseguiu eliminar as dúvidas, está com coragem e segurança. “Fiz minha pergunta, o doutor respondeu e eu entendi perfeitamente. Vi o quanto é importante ir ao médico e é o que vou fazer ainda esta semana”, destacou o agente de infraestrutura.

 

Quem deve seguir o mesmo exemplo é Paulo Serafim de Souza. “Fui poucas vezes ao médico, tinha muitas incertezas, agora com um pouco mais de conhecimento tudo fica mais claro. Gostei bastante de participar da palestra”.