A “magia do Natal” embala a montagem dos enfeites de Várzea Paulista

Notícias

Com dedicação e amor ao que fazem, equipe da Prefeitura e voluntários usam materiais recicláveis para fazer os lindos enfeites da 4ª edição do Natal Iluminado Sustentável

O final do ano está chegando, e aos poucos o espírito natalino começa surgir entre as ruas e avenidas da cidade, em forma de cores, luzes e enfeites.

O Fundo Social de Solidariedade de Várzea Paulista chega à 4ª edição do ‘Natal Iluminado Sustentável’, um projeto que reutiliza garrafas pet para construir enfeites de natal. Uma verdadeira obra de arte que é bastante aguardada em toda região.

Quem passar pelas ruas da cidade já nas próximas semanas vai notar muita diferença, serão os enfeites iluminados. E quem enxerga a beleza, nem imagina como é o processo por trás de cada enfeite e cada garrafa pet transformada.

A simplicidade nas palavras e mãos de Maria Neusa diz bastante. A funcionária da prefeitura realiza trabalho voluntário em áreas sociais há mais de 30 anos de sua vida, todos dedicados ao próximo.

Dona Neusa, como é conhecida, trabalha no Fundo Social dando aulas de artesanato e produtos de limpeza e no final do ano se dedica na montagem dos enfeites natalinos.

No Natal passado foi convidada pela primeira-dama Ângela Rossi para participar da decoração, a partir daí, surgiu à ideia de montar um presépio (montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo). “Esse foi o destaque do ano passado, e a minha vontade é sempre fazer mais, dar o meu melhor, é gratificante poder colaborar com algo tão mágico que faz outras pessoas felizes”, declara. E a magia do Natal tomou conta mesmo do “barracão” do Fundo Social onde os enfeites são produzidos.

O clima de amizade e cordialidade entre as equipes que estão trabalhando empolgam quem chega por lá. Tudo por um Natal feliz e de amor na cidade.

Antes de conceder entrevista para nossa equipe, Dona Neusa tinha acabado de receber uma visita surpresa que veio acompanhada de um presente bem especial. Assistido pelo Fundo Social, o morador de rua de apelido “Sabá” fez questão de agradecer a funcionária pelo ano, com uma Bíblia Sagrada, foi um encontro emocionante.

Já na bancada produção, entre tesouras, tintas, colas ela faz questão de falar orgulhosa sobre o trabalho deliciado e que exige muita dedicação e esforço. “Recebemos garrafas sujas de leite, óleo, temos que limpar tudo antes de trabalhar na peça.

Há dias em que saímos daqui cheirando mal, mas tudo é feito com amor, com a expectativa de ver tudo pronto, vale a pena insistir”, finaliza.

Trabalhando voluntariamente, Dona Maria Augusta (53), moradora do bairro Jardim Gauchinha, colabora na construção dos enfeites e tem orgulho em poder ajudar. “É uma sensação maravilhosa.

As pessoas de outras cidades me perguntam como vai ser este ano o Natal em Várzea Paulista, eu fico sem palavras para dizer. Passo de ônibus pelo Centro e fico tão feliz em saber que participei disso tudo. É mágico”, conta com lágrimas nos olhos.

Decoração de Natal 2016

Em 2015, o evento arrecadou 75 mil garrafas PET; este ano, a decoração vem com o dobro do tamanho, com mais de 150 mil PET transformadas em flores, sinos, arcos, árvores, anjos, papai Noel, arabescos, roda gigante, presépio, renas e muito mais.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ângela Rossi, conta que os grandiosos enfeites já são referência em toda região. “Já somos conhecidos pela decoração sustentável, este ano temos grandes enfeites, como um anjo de quatro metros de altura e árvores de dois a seis metros, tudo está ficando lindo” comemora.

A novidade deste ano serão os dezoito arcos floridos que vão decorar o córrego Pinheirinho e as molduras enfeitadas para poses fotográficas. Além disso, será mantida a Vila do Papai Noel, na Praça da Bíblia, e o presépio ficará na Praça Ayrton Senna. E o “super anjo” todo de garrafa pet de 4 metros de altura, que será iluminado.