Servidores das Secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Comunicação recebem certificado de autoridades municipais e regionais
O Comitê Intersetorial da Primeiríssima Infância de Várzea Paulista realizou, na tarde da última segunda-feira (21), na Câmara Municipal, uma homenagem aos servidores e demais apoiadores que tornaram possível a 4ª Semana do Bebê, realizada de 1 a 6 de agosto.
Após uma apresentação de vários resultados interessantes do programa, na cidade, e palavras de incentivo de autoridades municipais e estaduais, os vários homenageados receberam um certificado de reconhecimento, com os dizeres ‘Parceiro de Primeiríssima’. “Espero que vocês continuem a realizar o trabalho fundamental que realizam”, elogiou a articuladora do projeto em Várzea Paulista, Elaine Zanetti.
A representante da Diretoria Regional de Saúde, Lígia Bestetti, também fez questão de motivar os vários servidores presentes e comemorou o avanço do Programa Primeiríssima Infância, em Várzea Paulista. “Todos vocês são importantes. Espero que saiam daqui como embaixadores do Primeiríssima Infância”. A gestora se encantou com a grande quantidade de servidores presentes. “Quando vi esse número de pessoas em uma segunda-feira à tarde pensei: quanta gente, que coisa boa! É uma alegria ver tudo isso”, comemorou.
Também participaram da homenagem a secretária de Saúde, Mônica Carvalho, o secretário interino de Desenvolvimento Social, Armando Mietto Júnior, e a coordenadora de Educação, Nilza Victorino.
Representantes das escolas municipais, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) e da Secretaria de Educação receberam os diplomas, como forma de reconhecimento, assim como os próprios membros do Comitê da Primeiríssima Infância de Várzea Paulista. O vereador Claudemir Santos, autor da Lei Municipal da Semana do Bebê, e a vereadora Sueli Ortiz. “Vocês são todos de primeiríssima”, elogiou Elaine.
Trabalho que dá frutos
Os homenageados assistiram a vários vídeos, com imagens importantes dos vários trabalhos já feitos desde 2013, com destaque para a 4ª Semana do Bebê.
Bestetti destacou, inclusive, que, logo em 2013, as atividades do programa na região de Jundiaí, da qual Várzea Paulista faz parte, ganharam um prêmio internacional “Governarte – Prêmio Eduardo Campos”, por parte do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento, que premia as melhores inovações, por parte de governos subnacionais, estaduais e municipais, em d a América Latina e do Caribe. “Ficamos entre os cinco finalistas, entre 700 trabalhos”, explicou a gestora.
Outros resultados, por parte da Prefeitura de Várzea Paulista, foram destacados por representantes das três pastas envolvidas:
• Preocupação maior com as influências do ambiente do qual as crianças participam nas primeiras fases da infância: anteriormente, a criança era vista estritamente sob o aspecto biológico e como extensão da mãe, motivo pelo qual o principal objetivo era garantir que a mãe comparecesse a todas as consultas com os pediatras, para averiguar, por exemplo, se a altura e o peso do bebê estavam perto dos ideais;
• Trabalho para a promoção de maior desenvolvimento infantil, e não só biológico, da criança;
• Espaços lúdicos em vários espaços públicos, que garantem um local adequado para as crianças, nas UBSs, por exemplo. Anteriormente, os equipamentos não tinham espaço específico e brincavam nas cadeiras ou corriam pelos corredores. As novas áreas permitem um fortalecimento de vínculos familiares e valorização da importância dos brinquedos;
• Maior participação do pai no pré-natal e no parto;
• Fortalecimento do Grupo de Bebês;
• Fortalecimento do vínculo entre pai, mãe e criança;
• Parceria das UBSs com as escolas da Rede Municipal;
• Comunicação mais eficaz dos profissionais das creches com os pais, profissionais de saúde e assistentes sociais;
• Ambientes internos das creches apropriados para o desenvolvimento das crianças;
• Maior atenção dos pais às crianças;
• Incentivo, por parte dos CRASs ao cuidado para com as crianças, por parte de todos os públicos, inclusive os irmãos mais velhos e ainda jovens;
• Lei Municipal da Semana do Bebê (2.617/13) dá mais legitimidade e força às atividades realizadas;
• Trabalhos intersetoriais (Desenvolvimento Social, Educação e Saúde);
• Olhar diferente sobre a importância do desenvolvimento da criança, no contato de servidores dos CRASs com pais, responsáveis e cuidadores.
Sobre a 4ª Semana do Bebê
De 1 a 6 de agosto, vários órgãos das três pastas envolvidas no Programa Primeiríssima Infância realizaram várias atividades, envolvendo a comunidade, como palestras, filme e orientações sobre a amamentação. O encerramento se deu com a Caminhada do Bebê, já tradicional, na manhã do sábado (6), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com os bebês.
Programa Primeiríssima Infância
A iniciativa tem como objetivo cuidar bem da personalidade e da saúde durante as primeiras fases da vida: primeiríssima infância (0 a 3 anos) e primeira infância como um todo (0 a 6 anos).