Prefeito busca recursos junto ao Governo Federal

Notícias

Prefeito Juvenal Rossi e outros gestores municipais realizam reuniões com representantes dos Ministérios do Turismo e das Cidades, para agilizar vinda de repasses federais

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, junto do secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, e do supervisor de Gestão de Convênios, Felipe Villela, realizou duas importantes visitas a representantes do Governo Federal, na última terça-feira (22).

Nas sedes dos Ministérios do Turismo e das Cidades, em Brasília, os gestores municipais apresentaram obras já realizadas que fazem parte de convênios federais e discutiram alternativas para a agilização de repasses federais e novos aportes financeiros.

Na parte da manhã, os administradores se encontraram com o chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Edson Tibério, na sede da pasta. Na pauta, estiveram o andamento das obras da Ciclovia e Pista de Caminhada do Mursa (Fase 1 – sentido orquidário-Centro) e do Parque Chico Mendes (Fase 3).

Os atrasos dos repasses federais estão impedindo o andamento dos trabalhos, como explica o secretário Renato Germano. “É um problema que o Governo Federal vem enfrentando, mas Tibério nos disse que seu departamento vai se esforçar para nos atender o quanto antes. É importante esclarecer também que a pasta depende da vinda de recursos de outros setores, como o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão”, relata.

O prefeito Juvenal Rossi tem buscado sempre dialogar com o Governo Federal para buscar agilidade nas obras. “Nosso trabalho aqui em Brasília é sempre muito reconhecido, tudo pela maneira transparente e séria que trabalhamos. Isso abre portas para nosso município”.

Na segunda parte do dia, à tarde, foi à vez dos representantes do executivo municipal comparecerem à sede do Ministério das Cidades. De acordo com Rossi, foi apresentado o andamento das obras de reurbanização da Vila Real (primeira etapa da Fase 1), com o Centro Comunitário praticamente pronto, além da licitação, em andamento, dos vários trabalhos da segunda etapa dessa fase, como a pavimentação de 36 ruas e a construção de muros de arrimo.

Para a Fase 2, os gestores varzinos requisitaram a agilização da liberação dos recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, necessários à construção de 292 apartamentos populares, no bairro Cidade Nova II. “Para que façamos a canalização do Córrego Ilhabela e a construção de um parque linear na via, que fazem parte dessa fase, será necessário que as famílias que residem lá sejam contempladas com as habitações, para lá morarem e assim podermos realizar as obras necessárias”, explica Renato Germano.

Outra importante questão abordada na segunda reunião foi a possibilidade de reestruturação financeira das obras do Córrego Bertioga. Além da resolução do problema de atraso de repasses federais, que algumas vezes acabam por postergar o andamento dos trabalhos, os administradores discutiram uma readequação financeira da obra.

O secretário explica que o planejamento dos trabalhos é anterior à atual gestão municipal e, em razão da inflação seria necessário aumentar o valor do contrato em aproximadamente R$ 5 milhões. “Uma das possibilidades discutidas foi a de deixarmos todos os recursos já contemplados pelo atual contrato – R$ 12.852.660,14 – para os serviços ao longo das encostas do córrego, já que esse é o valor atualizado apenas para essa parte das intervenções.

Assim, isolaríamos a última etapa – reservatório próximo ao Sítio dos Padres, no Jardim Bertioga -, por meio de um novo contrato. O novo convênio necessário seria exatamente no valor que precisaria ser acrescentado em razão do aumento dos preços”, finaliza.