Dia da Consciência Negra é celebrado na Escola Lavínia Ribeiro Aranha

Notícias

Atividades como palestras, peças teatrais e dança envolveu todos os alunos

 

Em comemoração ao dia 20 de novembro, data instituída como o Dia da Consciência Negra, os alunos da E.E. Lavínia Ribeiro Aranha realizaram, na última sexta-feira (18), uma celebração, com muita cultura, arte e diversão.

O evento contou com palestras, apresentações de dança, teatro e monólogos. O professor de História, João Kennedy, conta que a intenção é também disseminar a cultura africana. “Além de explorar a questão do racismo que é muito importante, nós também buscamos resgatar a tradição e cultura africana, que por vezes, é esquecida”, relata.

O secretário adjunto de Cultura de Várzea Paulista, José Moreyra, interpretou uma síntese de ‘O Navio Negreiro’, utilizando também fragmentos da obra ‘A Vida é Sonho’, uma peça teatral do dramaturgo e poeta espanhol Pedro Calderón de la Barca, que segundo ele, fala de liberdade. “É muito importante abordar esse tema nas escolas. Hoje vejo que a tecnologia distancia as pessoas dos livros, da literatura e quero mostrar a existência de algo que vai além do celular”, explica.

Aluna do 2º ano do Ensino Médio, Gislaine da Silva (16), participou das atrações apresentando uma coreografia da cantora Shakira, intitulada Waka Waka, cuja letra original é uma homenagem aos Tiralleurs – soldados africanos que morreram na Segunda Guerra Mundial.

 

Ela conta que estar envolvida em atividades assim também é uma forma de aprendizado. “Eu acho muito interessante. Ainda existe muito racismo por aí e falar sobre esse assunto é uma forma de tentar acabar com isso”, disse Gislaine.

 

Consciência Negra

 

A Consciência Negra representa a luta dos negros contra a discriminação racial.
O dia 20 de novembro foi instituído no Brasil como o “Dia da Consciência Negra” em homenagem à data da morte do líder negro “Zumbi”, que lutou contra a escravidão no Brasil.

A data relembra a importância da reflexão sobre a posição dos negros na sociedade, após um longo período de preconceito sofrido pelas gerações que sucederam séculos de opressão.