Várzea Paulista conquista o Centro Municipal de Operações

Notícias

Solenidade oficializa novo espaço de atendimento a emergências e desastres, que reunirá Guarda Civil Municipal, Secretaria de Trânsito, Defesa Civil e Grupamento de Bombeiros Civis

A Prefeitura de Várzea Paulista lançou oficialmente, na tarde da última quinta-feira (17), o Centro Municipal de Operações, que, no ano que vem, reunirá: GCM, Defesa Civil, Secretaria de Trânsito e GBCV.

No prédio do antigo Ambulatório de Especialidades, que sediará o novo equipamento, no Jardim Bertioga, o prefeito Juvenal Rossi assinou o projeto de lei para a criação do equipamento, junto de outras autoridades municipais, em cerimônia assistida por funcionários da GCM e outros convidados. O órgão centralizará os atendimentos municipais a emergências e desastres, na cidade, e permitirá a economia mensal de R$ 6.100,00.

O prefeito Juvenal Rossi enalteceu a importância da nova utilização das instalações, como mais uma das conquistas de sua gestão, assim como a instalação do Poupatempo da Saúde, sobretudo pelas dificuldades financeiras vivenciadas pelo país.

O apoio dos servidores tem sido fundamental, na visão do gestor, inclusive dos guardas municipais que estão ajudando a adaptar o novo local às necessidades da corporação. “É preciso que a administração dê poderes aos funcionários públicos, mas estes devem ser devidamente valorizados para tal”, ponderou.

O novo órgão será um importante primeiro passo para novas conquistas, como a expansão do vídeo monitoramento já realizado, para toda a extensão da cidade.

O gestor demonstrou contar muito com o apoio dos servidores públicos, para que as instalações fiquem cada vez melhores. “Muito obrigado a todos!

Tenho certeza de que, com a ajuda de todos, este local será cada vez melhor e mais confortável!”, projetou.
O comandante da GCM, Pedro Eli da Cunha, destaca o caráter histórico da conquista. “Há 25 anos, a GCM não tem um prédio próprio e fica sempre em imóveis alugados.

O espaço novo é amplo para acomodar a todos. Trata-se da maior conquista que a corporação já teve. Nos outros locais, não podíamos mexer em nada e, agora, com instalações próprias, estamos adequando-as às nossas demandas”, explicou.

A satisfação por parte do órgão foi tamanha que vários guardas, de forma espontânea e empenhada, têm trabalhado há aproximadamente um mês, na recuperação do espaço, já ocupado pela corporação.

“O prefeito prometeu à GCM uma base própria e nós fomos congratulados com o cumprimento dessa promessa. Agora teremos um local para guardar as viaturas e nossos veículos particulares. O espaço é grande e contempla a todos”.

O representante da Defesa Civil, Cristiano Vargas, que também é o representante legal do GBCV, está otimista quanto à mudança dos dois órgãos para o novo prédio.

“O espaço vai ser melhor e bem maior, o que permitirá alocar melhor os equipamentos”, comemorou.

Outro gestor que tem expectativas muito boas é o subcomandante do GBCV, Thiago Cozzolino. Em sua avaliação, a nova estrutura, bem mais espaçosa, possibilitará melhores condições de trabalho aos bombeiros voluntários e um atendimento mais qualificado à população varzina, que só tem a ganhar com a conquista.

“Será possível uma melhor acomodação dos bombeiros e dos equipamentos; haverá uma sala para reuniões, que ainda não temos, além de uma melhor adequação nos alojamentos, que serão bem maiores que os atuais, algo que me permitirá colocar mais bombeiros voluntários para trabalhar, nos turnos diurno e noturno; as salas de rádio (atendimentos a emergências – despacho de ocorrências) e de estoque de manutenção (equipamentos) também serão muito maiores”, descreveu.

Segundo a secretária de Trânsito, Simone Bifani, com a mudança da pasta do antigo prédio, alugado na Vila São José, para o novo espaço, a administração deixará de gastar R$ 60 mil anuais (R$ 5 mil mensais). “O imóvel é de propriedade da Prefeitura, o que permitirá que a pasta funcione de forma definitiva no novo local, sem possíveis mudanças em razão do valor do aluguel”, finalizou.

Próximas etapas

Com a nova ocupação do prédio no Jardim Bertioga, o NIR (Núcleo Integrado de Reabilitação), que também é sediado no local, passará a funcionar na Rua Pedro Poloni, 129 (onde funcionam o Departamento de Economia Solidária, a Defesa Civil e o GBCV). O Departamento de Economia de Solidária terá como sede um novo recinto alugado, na Vila Santa Terezinha.

O prédio do Centro de Especialidades já está sendo preparado pela GCM para receber a Defesa Civil, o GBCV e a Secretaria de Trânsito, que devem começar a funcionar juntos no local, a partir do ano que vem. Os telefones para acionar os departamentos serão os mesmos:

Guarda Civil Municipal – também encaminha demandas para a Polícia Militar, a Defesa Civil e a Guarda Ambiental:
153 / 4596-7744 / 0800 7700 811;

Secretaria de Trânsito:
4595-4009.

Endereço: Avenida Bertioga, 881 – Jardim Continente.