Poupatempo da Saúde recebe placa inaugural

Notícias

Prefeito Juvenal Rossi realizou visita técnica ao serviço, na última sexta-feira (11)

Na última sexta-feira (11), o prefeito Juvenal Rossi realizou uma visita técnica ao Poupatempo da saúde, o intuito foi acompanhar o andamento do serviço e fazer o descerramento da placa de inauguração, para oficializar o serviço.

Segundo o prefeito, o Poupatempo da Saúde é mais um importante passo do Quarteirão da Saúde. “Nosso objetivo é atender a população com carinho e respeito”, falou. “Aqui temos uma equipe muito boa, que faz toda a diferença para a qualidade do serviço”, elogiou.

O Poupatempo da Saúde é uma central, que reúne várias especialidades médicas e exames, que agilizam o atendimento clínico na cidade e o tempo de diagnóstico do paciente. O serviço, que começou a funcionar em setembro, foi implantado na área onde funcionava a recepção e as salas de atendimento do pronto-socorro. O local passou por uma reforma e adequação completa.

Entre as melhorias alcançadas, estão o fim da fila de espera para exames de ultrassom e cirurgia de vasectomia. “Em 2013 tínhamos uma espera por exames de imagens de 4 mil pessoas, hoje, no Poupatempo, 400 exames são feitos semanalmente”, destaca o prefeito. “Temos que ressaltar os avanços”, garante.

Após a visita técnica, na companhia dos secretários municipais, o prefeito Juvenal Rossi descerrou a placa inaugural e oficializou o funcionamento do Poupatempo da Saúde, acompanhado dos funcionários do serviço e pacientes que estavam no local.

Participaram do evento a secretária de Saúde Mônica Carvalho, o secretário de Obras Josué Santana, o secretário de Infraestrutura Renato Germano, o secretário interino de Educação Marco Bueno, o secretário de Meio Ambiente João Lima, o comandante da Guarda Civil Municipal Pedro Eli, entre outras autoridades municipais.

 

Exames

Segundo Jane Freitas, que gerencia o serviço, o acesso dos pacientes aos exames ficou mais fácil. “O munícipe tem acesso à realização de vários exames em um mesmo local, já apresentando ao médico especialista os resultados. Isso contribui para o diagnóstico precoce e o início do tratamento o quanto antes”, explica. “Além disso, a localização na região central da cidade contribui para o acesso dos pacientes e funcionários”, relata.

Para ampliar a quantidade de exames, já foi adquirido um aparelho de eletroneuromiografo, que analisa a condução dos nervos e o estado dos músculos. Com isso é possível fazer a análise de doenças ocupacionais, traumáticas, degenerativas, entre outros. “Vamos contratar um neurologista para operar a máquina e começar a realizar os exames”, informa a gerente.

 

Facilidade

O Poupatempo da Saúde agiliza o atendimento médico na cidade. Antes, o serviço de saúde funcionava da seguinte forma: o paciente era atendido na Unidade Básica de Saúde e encaminhado ao especialista, mas precisava retornar à UBS antes da conclusão dos atendimentos necessários.

Com o Poupatempo, o munícipe pode fazer todo o tratamento no mesmo local e só retorna à UBS quando precisar apenas de acompanhamento clínico. Somente os exames que precisam de preparação, como urina e sangue, por exemplo, são agendados.

A moradora do Jardim Cruz Alta, Cleide Donda, aprovou o Poupatempo da Saúde. “Gostei muito da localização e do prédio, todo claro, limpo. O ônibus para perto, ficou bem melhor pra chegar”, relata. A paciente também elogiou o atendimento médico. “Ele foi muito atencioso, o que para mim é o mais importante”, afirma.

O Poupatempo da Saúde está localizado na Rua Eduardo de Castro, 65 – Centro.