Após reforma, UBS do Jardim Paulista retorna atendimentos

Unidade recebeu uma série de intervenções para garantir segurança aos pacientes

A UBS (Unidade Básica de Saúde) no Jardim Paulista recebeu uma série de intervenções para garantir segurança aos pacientes atendidos no local, reforma do telhado (as telhas de antes se deslocavam com o vento e provocavam infiltrações); pintura das partes interna e externa; melhorias na estrutura; melhoria do acesso ao local e troca dos vidros das janelas. Nesta segunda-feira (07) a unidade voltou a realizar os atendimentos normalmente.

Segundo a gerente interina da unidade reformada, Vivânea Roque da Silva, a demanda de atendimentos segue normalmente. “Os pacientes que já passaram pela unidade, esta semana estão bastante satisfeitos, muitos comemoram o fato de poder ser atendido próximo de sua residência” conta a gerente.

Ela explica que a junção das unidades Cidade Nova II e Jardim Paulista, fez com que nenhum paciente ficasse sem atendimento, e a proximidade das unidades não prejudicou os usuários, o trajeto de a pé era de 15 minutos e carro de 5 minutos. “Iniciamos o processo de redistribuição de território, já que agora as duas UBSs estão em pleno funcionamento, toda região norte passará por um mapeamento para melhor atender a população”, explica.

A unidade conta com as especialidades de Ginecologia, Pediatria e Clínico Geral, salas de enfermagem, medicação, vacina, curativo, expurgo e recepção. A UBS está localizada na Avenida Pacaembu, nº 785, Jardim Paulista, com atendimento de segunda a sexta, das 07h às 16h.

Melhorias

Segundo a secretária de Saúde, Mônica Carvalho, o local, por estar abaixo do nível da rua, apresentava uma série de problemas. “As ruas traziam, com as chuvas, as águas que vinham das ruas que dão de encontro à UBS. As grades retinham a terra, mas a água acabava por passar, colocando em risco as pessoas que estavam no recinto”.

A secretária recorda que era necessário interromper o funcionamento sempre que chovia – a água entrava pela porta de entrada e deixava o espaço impróprio para o atendimento.

A gestão municipal conduziu os trabalhos, com recursos municipais, e durante a reforma, a unidade do bairro Cidade Nova II, também reformada e ampliada, atendeu toda população do Jardim Paulista.

Feito histórico

Mônica também destaca a boa estrutura profissional das UBSs varzinas. “Várzea Paulista é uma das poucas cidades do Brasil que contam com o quadro médico completo em todas as suas UBSs: clínica geral, pediatria e ginecologia; e quase todas elas oferecem atendimento odontológico”, celebra.