Servidores de Várzea Paulista dão exemplos de dedicação e profissionalismo

Notícias

 

Conheça a trajetória de três profissionais que fazem parte da história varzina, com amor à profissão, competência e respeito à população

Neste Dia do Servidor – 28 de outubro -, vários servidores da Prefeitura de Várzea Paulista têm muito a comemorar e bastante história para contar. Prova disso são o repórter fotográfico Nilson Cologni, a assistente administrativa Sueli Lansoni e o engenheiro civil Mário Nozaki. Os profissionais demonstram na prática, com sua dedicação e o amor pelo que fazem que é possível ser muito feliz e realizado como um verdadeiro servidor público.

O prefeito Juvenal Rossi destaca o quanto o trabalho dos funcionários públicos é importante para a evolução da cidade. “Quero agradecer a todos que atendem a população todos os dias. Registro aqui toda minha admiração e respeito ao funcionalismo público”.

 

Conheça um pouco da inspiradora história de cada um deles

A história por trás das lentes

“O fotógrafo, antes de tudo, é um contador de história. Registramos fatos que, muitas vezes, só ficam eternizados nas fotografias e o nos olhos de quem os presenciou”.

É assim que o repórter fotográfico Nilson Cologni define a arte de fotografar. Quem conversa com o engajado servidor da Prefeitura, muitas vezes, desconhece a enorme e bem-sucedida trajetória profissional vivida por ele. Sempre disposto a boas e proveitosas conversas, o fotógrafo concede verdadeiras aulas de fotojornalismo a seus companheiros de trabalho.

Apaixonado por fotografia, Cologni já tem quase 30 anos de profissão. Desde adolescente, o jornalista era fissurado pelas imagens e a bagagem que carregavam.

No início da década de 1980, além do curso básico de fotografia, concluído aos 14 anos de idade, o garoto chegou a adquirir o Curso Completo de Fotografia, coleção de 36 fascículos semanais (volumes que formavam um livro), que continham a teoria básica do ofício. “Entre os 14 e os 15 anos, já pude concluir: é isso o que quero fazer da vida”, relembra.

O atual servidor já atuou em diversos segmentos de seu ramo profissional. No fotojornalismo, teve 20 anos de janela, iniciada em 1987, no Jornal de Jundiaí e com uma passagem histórica pelo Jornal da Cidade, entre 1991 e 2007.

Entre vários outros trabalhos, o fotógrafo também destaca a vivência como professor, entre 2001 a 2014, período no qual o curso de fotografia básica despertou, em diversos alunos de idades variadas, o gosto por fotografar, muitas vezes profissionalmente.

O profissional viveu várias fases da fotografia, desde as imagens reveladas com os negativos preto e branco; e, posteriormente, os coloridos (processo analógico), até a moderna era digital, caracterizada por equipamentos cada vez mais complexos e sofisticados.

Desde quando se casou, em 1993, o repórter fotográfico reside na Vila Paraíso, em Várzea Paulista. Após prestar um concorrido concurso público, no qual passou em primeiro lugar, o profissional assumiu sua atual função em dezembro de 2012, e se empolga ao falar do trabalho feito desde então. “Toda experiência que tive anteriormente, é importante para o que faço como servidor, mas agora vivo um momento de muito aprendizado.

Preciso exercitar uma linguagem diferenciada, em minhas fotos, como uma maneira de valorizar os acontecimentos e as conquistas do município. Por outro lado, é uma oportunidade de valorizar a história da cidade onde vivo”, comemora.

A comunicação institucional exercida por ele, recentemente, permitiu-lhe inclusive trabalhar com gravação de vídeos e outras formas de fotografar. “Hoje em dia, a comunicação, de modo geral, é muito dinâmica. A maneira de se dirigir aos munícipes, eficientemente, é algo que exige criatividade. Trata-se, portanto, de uma oportunidade de aprender a utilizar novas linguagens, algo que exige uma reciclagem constante do profissional”, pondera.

Após registrar muitos fatos importantes da história recente de Várzea Paulista, o fotógrafo destaca a relevância de todas as matérias feitas pelo departamento de jornalismo da Secretaria de Comunicação e comemora feitos históricos fotografados. “Todas as pautas são importantes, independentemente dos fatos que as geraram, já que permitem o exercício de mostrá-los pelos melhores ângulos.

Acho muito bacana, até mesmo por ser morador da cidade, quando elas representam o crescimento da cidade, seu progresso de modo geral. É legal fazer parte, de alguma forma, de momentos que possibilitam novas oportunidades para a população, trabalhos interessantes no campo da educação, entre outros”, relata.

Nesse sentido, Nilson quer ajudar a reunir imagens para contar a história de Várzea Paulista. “O grande desafio é fazer um resgate da memória fotográfica da cidade, construindo assim um acervo histórico”.

Com uma gama tão diversificada de trabalhos realizados, o fotógrafo dá um importante exemplo de amor à profissão e ressalta a realização profissional proporcionada por todas as histórias que ajudou a narrar, com suas imagens. “O privilégio de trabalhar com algo de que você gosta é uma bênção”, finaliza.

 

Seriedade e profissionalismo

A dedicada Sueli Maria Lansoni iniciou seus trabalhos na Prefeitura em 1999, já com uma boa bagagem de cinco anos atuando pela Secretaria Estadual de Educação, sempre como um importante suporte administrativo às escolas.

A assistente administrativa conta que, em 1999, a administração municipal fez questão de que ela aceitasse a convocação feita após o bem sucedido concurso público. A ideia era que ela ajudasse, com o aprendizado adquirido no Governo do Estado, a informatizar os cadastros das escolas de Várzea Paulista. “Ajudei a fazer toda a implantação da informatização da Rede Municipal de Ensino”, orgulha-se.

Apesar do alto grau de dificuldade do trabalho, a servidora gosta muito do que faz, sobretudo pela importância do serviço e pela diferença que os trâmites burocráticos fazem para a população. “Todos os alunos que estão devidamente cadastrados em nosso banco de dados geram verbas para o município que vêm do Governo Estadual e, posteriormente, da União.

Eu sempre fiscalizo as escolas para averiguar se todos os alunos já possuem o cadastro correto. Muitas vezes, quando são crianças egressas de outras unidades de ensino, faço questão de ligar para que os funcionários dessas outras escolas deem baixas nos dados dos alunos e, assim, possamos registrá-los em nossos sistemas”, relata.

Com os dados de todos os estudantes devidamente coletados e constantes dos programas utilizados pela Prefeitura, a agente consegue municiar os cadastros do Bolsa Família, dos censos, programa de transporte escolar e todos os demais bancos de dados informatizados da Rede Municipal. “O sucesso do ano letivo passa pelas minhas mãos”, destaca.

Servidora municipal há 17 anos, Sueli ressalta que sempre procurou estar a serviço de quem considera seus principais patrões – os munícipes – independentemente dos gestores aos quais se subordinou, os quais sempre respeitou, obtendo inclusive reconhecimento.

A assistente nunca teve um atestado médico ou mesmo uma falta e sempre fez questão de participar dos cursos e reciclagens profissionais oferecidos pela EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor).

As formações sempre tiveram o objetivo de melhorar o atendimento prestado e a qualidade do serviço realizado, algo que ela julga muito importante, até mesmo para a realização profissional e a boa reputação do servidor. “Sempre gostei muito de estudar. Independentemente de ocupar um cargo público, entendo que deve haver sempre dedicação e consciência no trabalho, por parte do servidor. Todo funcionário interessado pode aprender e progredir”, pondera.

Por causa da importância de manter os cadastros sempre atualizados, Sueli muitas vezes precisou ir até mesmo a uma lan house junto de outro funcionário, durante a véspera de Natal, para que a cidade não perdesse recursos. “Há certos cargos para os quais você deve ter muita responsabilidade”, explica.

Com pleno domínio da profissão, a servidora já pensa em preparar um outro funcionário para ocupar seu importante posto, já que deve se aposentar daqui a quatro anos, com muito orgulho de tudo o que já realizou e a certeza de um trabalho muito bem executado. Tanto profissionalismo foi bem resumido em uma frase: “Aprendi com o meu pai que temos que buscar sermos os melhores profissionais possíveis, independentemente do serviço ao qual nos dedicamos. Levo isso para a minha vida”, conclui.

Inteligência e conhecimento a serviço da cidade

Engenheiro civil desde 1979, Mário Nozaki possui duas décadas de serviços dedicados à Prefeitura de Várzea Paulista. Após duas passagens anteriores em cargos de confiança e vários projetos de construção particulares, o profissional foi aprovado em um concurso público e é servidor efetivo desde 2002.

Bastante técnico e valorizado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana, pela qual trabalha atualmente, o servidor, visivelmente querido por seus colegas de trabalho, sempre atuou em departamentos de manutenções da Prefeitura.

Nascido em Várzea Paulista, o engenheiro acompanhou pessoalmente o andamento de diversos trabalhos de recapeamentos, podas de árvores, limpezas, retiradas de vegetação excessiva, entre vários outros. “Eu gosto de trabalhar para a cidade em que nasci. Eu vi este município nascer. É muito bom saber que ajudei a realizar muitas intervenções públicas em benefício da população”, comemora.

Prestes a se aposentar, Nozaki acredita que a vida deve ser curtida em cada um de seus momentos. “Independentemente do que cada um faz de sua vida, precisa estar satisfeito, para poder viver feliz. É preciso que, todos os dias, exista um momento de satisfação, do qual exista um grande prazer em participar”, recomenda.