Guarda Ambiental devolve lagarto à natureza

Notícias

Animal silvestre foi capturado no pátio da Prefeitura e levado a área de preservação ambiental

Na última quarta-feira (26), a equipe de infraestrutura da Prefeitura encontrou um lagarto Teiú em um dos galpões do prédio. A Guarda Ambiental de Várzea foi acionada e veio ao local buscar o animal silvestre, que foi solto no Parque Chico Mendes, numa área de proteção ambiental.

Segundo inspetor Afonso, responsável pelo setor, o período é propício para o aparecimento de lagartos e outros animais silvestres. “Gambas, cobras e corujas saem do período de hibernação e começam a sair para procurar alimentos e procriar”, explica.

Afonso ressalta que as pessoas não devem matar ou tentar machucar os animais. “Caso eles apareçam em residências, o morador deve procurar a Guarda Ambiental, que levará o animal para um local adequado”.

Os lagartos são importantes para manter o equilíbrio na natureza, informa o inspetor. “Ele se alimenta de lagartixas, ratos e baratas, por exemplo, o que ajuda a manter a proliferação desses animais controlada”. Afonso finaliza, falando sobre a capacitação da equipe ambiental. “Todos tem formação em Meio Ambiente e sabem como agir em situações como esta”, conclui.

O telefone da Guarda Ambiental de Várzea Paulista é 0800-77-008-11 ou 153. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia.