Prefeitura promove palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama

Notícias

Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável e evitar bebidas alcoólicas e cigarros contribuem para diminuir as chances de ter a doença

 

Na última quinta-feira (20), em celebração ao Outubro Rosa, a prefeitura de Várzea Paulista realizou uma palestra com o médico da rede básica de saúde Camilo José de Souza, que falou sobre o câncer de mama.

O especialista destacou que a prevenção do câncer de mama depende muito do paciente. “As medidas são simples e podem diminuir consideravelmente as chances de desenvolver a doença”, disse. 

Entre as medidas, Camilo destaca manter um peso saudável ao longo da vida, praticar exercícios físicos, amamentar seu bebê, evitar bebidas alcoólicas e não fumar. “A mulher precisa se priorizar, arrumar tempo para se cuidar e pensar mais em si mesma e em sua saúde”, ressalta. O consumo de fibras, vitamina D e a realização dos exames de rotina também estão entre as orientações do médico para prevenir o câncer.

O médico também explicou como fazer o autoexame e os principais sintomas da doença. “É muito importante que ao menor sinal de mudança a mulher procure o serviço de saúde”, alerta.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que neste ano surjam 57.900 novos casos da doença. Em 2013, 14.388 mulheres e 181 homens morreram de câncer de mama.

Palestra e Caminhada

Dia 21, sexta-feira, às 14h, na Câmara Municipal, a docente do curso de fisioterapia no Unianchieta e especialista em Uroginecologia, Carla Dellabarba Petricelli falará sobre incontinência urinaria nas mulheres.

E no dia 22, sábado, a partir das 9h, será realizada uma caminhada em parceria com As Bunitas do Bem. A concentração será em frente ao Ginásio Airton Senna, as mulheres seguirão pela avenida Fernão Dias Paes Leme até a Praça CEU, onde o evento será finalizado com uma aula de zumba.

Sintomas

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.