Prefeitura estuda implantação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência

Notícias

O projeto para a criação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência continua sendo estudado pelo governo municipal

A iniciativa faz parte, inclusive, do Plano de Governo do prefeito Juvenal Rossi, como uma de suas metas a serem cumpridas. O objetivo é concentrar o atendimento, para que as pessoas possam procurar os serviços e orientações necessárias, de forma prática.

“A ideia é facilitar também a implementação de políticas públicas específicas, por isso a necessidade de criar uma instância direcionada ao atendimento para as pessoas com deficiência”, finaliza Bruna Lenise Masson, uma das idealizadoras e organizadoras.

A servidora pública relata como tudo começou. “Sabemos que temos alguns serviços no município voltados à pessoa com deficiência, mas precisamos integrá-los e aperfeiçoá-los, além de divulgá-los de uma forma que cheguem, efetivamente, a quem necessita deles”, explica.

Conselho da Pessoa com Deficiência

Paralelamente à criação da Coordenadoria, já foi aprovada na Câmara Municipal a Lei 2.292 de 12 de agosto de 2016, que regulamenta a criação do Conselho da Pessoa com Deficiência. “Ficamos muito satisfeitos com a participação e empolgação das pessoas em poder fazer algo para melhorar nossa cidade, em ter voz e debater a causa das pessoas com deficiência”, relata Bruna.

A idealizadora conta que o objetivo da iniciativa é representar as pessoas com deficiência diante do governo, além de elaborar, encaminhar e acompanhar a implantação de políticas públicas voltadas a esses cidadãos nas áreas envolvidas. “O órgão também vai fazer e receber denúncias de discriminação”, explica.

No mês de novembro, será iniciado o processo de formação de membros e a regulamentação do Conselho.