Incontinência Urinaria é tema de palestra

Notícias

Iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa

 

Na última sexta-feira (21), a docente do curso de fisioterapia no Unianchieta e especialista em Uroginecologia, Carla Dellabarba Petricelli, realizou na Câmara Municipal uma palestra sobre incontinência urinaria nas mulheres. Iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa em Várzea Paulista.

Segundo a especialista, a saúde das mulheres precisa ser vista de maneira integral, e que os casos de incontinência urinária têm crescido muito, ao ponto de serem considerados um problema de saúde pública. “Muitas mulheres sofrem caladas, pela vergonha de relatarem ao médico o problema, mas quanto antes o diagnóstico for realizado, melhor”, relata.

Conforme dados apresentados pela docente, mais de 50 milhões de pessoas no mundo possuem incontinência urinaria, em sua maioria mulheres. No Brasil, entre as mulheres em idade reprodutiva, cerca de 23% apresentam o problema e entre as idosas, 35%.

A fisioterapeuta falou sobre as causas, sintomas e tratamentos da incontinência urinária. “Na maioria dos casos, medicamento e fisioterapia resolvem a questão. Em outras situações é necessário cirurgia”, explica.

Mas Carla ressalta, que a fisioterapia é muito eficiente no tratamento e os resultados são percebidos em alguns meses. “A incontinência acaba com a vida social da paciente, por isso, é importante que elas saibam que o tratamento é simples e que devem buscar orientação médica”, conclui.

Caminhada

Sábado, dia 22, a partir das 9h, será realizada uma caminhada em parceria com As Bunitas do Bem. A concentração será em frente ao Ginásio Airton Senna.