Caminhada do Bem reúne mulheres na luta do Câncer de Mama

Notícias

Parceria entre a Secretaria de Saúde de Várzea Paulista e ‘Bunitas do Bem’ realizou ação de conscientização no último sábado (22)

As atividades do Outubro Rosa estão chegando ao fim. Para marcar o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Várzea Paulista em parceria com as Bunitas do Bem realizaram a ‘Caminhada do Bem’, no último sábado (22).

Cerca de 150 mulheres participaram da atividade. Elas saíram do Ginásio Ayrton Senna e seguiram pela Avenida Fernão Dias Paes Leme até a Praça do CEU, onde a atividade foi encerrada com uma aula de axé.

De acordo com a secretária de Saúde, Monica Carvalho, o evento foi muito positivo. “Mais uma vez alcançamos nosso objetivo, que é chamar a atenção da sociedade para a prevenção do câncer de mama”, disse.

Atividades e palestras

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) realizaram palestras e rodas de conversa com as usuárias sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero, e outras doenças relacionadas às mulheres.

Além disso, os serviços de saúde foram enfeitados com decoração cor de rosa, para chamar a atenção das pacientes.

A Secretaria de Saúde também organizou palestras, que abordaram os temas ‘A prevenção ao Câncer de Mama’ e ‘Incontinência Urinaria nas Mulheres’.

Outubro Rosa

O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.