TopMatéria Outubro Rosa

Outubro Rosa é celebrado com caminhada e palestras

Notícias
Unidades Básicas de Saúde intensificaram a oferta de exames
   
TopMatéria Outubro Rosa
A Secretaria de Saúde de Várzea Paulista organizou uma intensa programação nas Unidades Básicas de Saúde para celebrar o Outubro Rosa. Todas as UBSs foram enfeitadas com decoração cor de rosa, para chamar a atenção das pacientes sobre a campanha de prevenção ao câncer de mama.
Interna Outubro Rosa1
 
Durante todo o mês serão realizadas palestras e rodas de conversa com as usuárias sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero, entre outras doenças relacionadas às mulheres. Além da realização de mutirão de exame Papanicolau e intensificação da solicitação de mamografias.
 
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também está decorada com bexigas, cartazes e laços cor de rosa, para mobilizar as pacientes e passando vídeos informativos no telão da recepção.
 
Palestras e Caminhada
 
A Prefeitura também organizou palestras com especialistas e uma caminhada para celebrar o Outubro Rosa.
 
No dia 20 de outubro, quinta-feira, às 14h, no auditório da Praça CEU, o médico da rede básica de saúde, dr. Camilo José de Souza falará sobre o câncer de mama.
 
Dia 21, sexta-feira, às 14h, na Câmara Municipal, a docente do curso de fisioterapia no Unianchieta e especialista em Uroginecologia, Carla Dellabarba Petricelli falará sobre incontinência urinaria nas mulheres.
 
E no dia 22, sábado, a partir das 9h, será realizada uma caminhada em parceria com As Bunitas do Bem. A concentração será em frente ao Ginásio Airton Senna, as mulheres seguirão pela avenida Fernão Dias Paes Leme até a Praça CEU, onde o evento será finalizado com uma aula de zumba.
 
Interna Outubro RosaOutubro Rosa
 
O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
 
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
 
Sintomas
 
Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço. 
 
Fonte: Ministério da Saúde